Para continuarmos  a fazer jornalismo independente dos políticos e da vontade dos anunciantes o @Verdade passou a ter um preço.

Violentos confrontos entre o Exército congolês e os rebeldes de M23 na fronteira ruandesa

Violentos confrontos de arma pesada opuseram, Segunda-feira (22), o Exército congolês aos combatentes rebeldes do M23, nas localidades de Kanyarucinya e Mutaho, perto do Parque Nacional dos Virunga, na parte congolesa próxima da fronteira ruandesa, informaram vários correspondentes de imprensa na região.

Esta informação foi confirmada pelo porta-voz militar da rebelião, coronel Vianney Kazarama, que indicou no seu Twitter que as Forças Armadas da República Democrática do Congo (RDC) bombardeavam, desde Domingo, as posições do M23 em Kanyarucinya e Mutaho.

Segundo a imprensa local, que descreve a situação no terreno no Kivu-Norte, os bombardeamentos, que ocorrem desde Domingo depois de dois dias de acalmia precária em várias aldeias próximas do Parque dos Virunga no Kivu-Norte, são os mais violentos desde o início do recrudescimento da violência nesta região.

“As aldeias de Kanyarucinya e Mutaho são submetidas a violentos bombardeamentos por parte das forças lealistas que utilizaram fuzis”, segundo a mesma fonte.

Há alguns dias, violentos combates que ocasionaram centenas de milhares de deslocados internos bem como o fluxo em massa de refugiados para os países vizinhos, incluindo o Ruanda, a situação degradou-se terrivelmente na província do Kivu-Norte, no leste da RDC, lá onde a rebelião do M23 fez uma forte progressão, indicou um habitante de Goma.

“Vivemos no terror, apesar da presença da Missão das Nações Unidas no Congo (MONUSCO), sabemos que rebeldes do M23 estão na porta de Goma e poderão eventualmente lançar o ataque final na cidade”, acrescentou a mesma fonte, que pediu o anonimato.

Share on facebook
Facebook
Share on google
Google+
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Related Posts

error: Content is protected !!