Para continuarmos  a fazer jornalismo independente dos políticos e da vontade dos anunciantes o @Verdade passou a ter um preço.

Violência xenófoba sacode África do Sul

De acordo com a Polícia sul-africana, as detenções foram registadas na segunda-feira à noite e durante a madrugada de terça-feira, e incidiram sobre indivíduos que atacaram estrangeiros residentes no bairro de Kia Sands, norte de Joanesburgo.

Os ataques, dirigidos contra estrangeiros proprietários de pequenos estabelecimentos situados num bairro pobre em Kia Sands, causaram cinco feridos, quatro dos quais imigrantes de países vizinhos não especificados pela Polícia.

Um vasto contingente policial foi destacado para o local e conduziu buscas de porta em porta às primeiras horas da manhã numa tentativa de identificar os culpados pelos ataques, bem como os instigadores e recuperar armas e droga. Enquanto as autoridades se mantêm cautelosas sobre a extensão das ameaças contra imigrantes africanos nesta e noutras zonas, muitos residentes do bairro de Kia Sands apelaram ao Governo do Presidente Jacob Zuma para enviar o Exército para a zona por não confiarem na capacidade da Polícia para os proteger.

Um pouco antes do início da fase final do Mundial 2010 começaram a circular rumores sobre um alegado plano, elaborado por desconhecidos, para atacar imigrantes, à semelhança do que aconteceu em Maio de 2008, quando 62 pessoas perderam a vida numa onda de violência contra imigrantes africanos, particularmente grave nas províncias de Gauteng e Cabo Ocidental. Em 2008, cerca de 30 mil moçambicanos que escaparam dos ataques xenófobos na África do Sul retornaram ao país.

Share on facebook
Facebook
Share on google
Google+
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Related Posts

error: Content is protected !!