Para continuarmos  a fazer jornalismo independente dos políticos e da vontade dos anunciantes o @Verdade passou a ter um preço.

Vídeo de ativista mostra grande protesto contra Khadafi na Líbia

Um vídeo postado na Internet na segunda-feira mostra centenas de pessoas irritadas pronunciando slogans contra o líder líbio Muammar Khadafi em Trípoli, no que ativistas chamaram de uma prova de que os protestos estavam aumentando na capital do país.

Khadafi manteve controle de Trípoli e do oeste da Líbia, enquanto o leste está nas mãos dos rebeldes. Líderes ocidentais que estão no comando de uma campanha aérea liderada pela Organização do Tratado do Atlântico Norte (NATO) contra suas forças disseram que não vão interromper os bombardeios até que Gaddafi renuncie. Jornalistas estrangeiros em Trípoli têm liberdade limitada de movimento e dificuldade de verificar o grau de hostilidade ou de apoio ao líder líbio na capital controlada por um aparato de segurança temível.

O vídeo mostrou centenas de manifestantes em um funeral, lotando uma rua e gritando “Muammar é o inimigo de Deus!” e “Deus ama os mártires!”. Ativistas disseram que o vídeo foi feito na segunda-feira durante o enterro de dois manifestantes em Souq al-Jumaa, no subúrbio de Trípoli, uma área que já viu confrontos entre forças de segurança do governo e manifestantes. Não foi imediatamente possível verificar o local e o horário da filmagem.

Um ativista que postou o vídeo no site YouTube afirmou que a multidão foi dispersada por forças de Khadafi que chegaram em caminhões e dispararam tiros. Essa informação também pôde ser confirmada.

A força do apoio a Khadafi na capital é de difícil mensuração. Grande parte da cidade continua a ser enfeitada com retratos do líder, e as paredes são cobertas com pichações pró-Khadafi. Protestos contra ele parecem ser discretos e rapidamente suprimidos.

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Related Posts

error: Content is protected !!