Para continuarmos  a fazer jornalismo independente dos políticos e da vontade dos anunciantes o @Verdade passou a ter um preço.

Verónica Macamo na Assembleia Parlamentar da CPLP

Moçambique é um dos presentes na II Reunião da Assembleia Parlamentar da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), que decorre a partir de segunda-feira em Lisboa.

Com efeito, a delegação da Assembleia da República (AR), o Parlamento moçambicano, chefiada pela respectiva Presidente do órgão legislativo, Verónica Macamo, chegou Domingo a capital portuguesa. Segundo apurou a AIM, em Lisboa, a delegação inclui as Chefes das bancadas da Frelimo, Margarida Talapa, e da Renamo, Maria Angela Dique Enoque, o Secretário-Geral da AR, Baptista Machaieie, os deputados da Frelimo, Casimiro Wate e Nyeleti Mondlane (filha do assassinado Presidente da Frente de Libertação de Moçambique, FRELIMO, Eduardo Mondlane), entre outros.

Falando na manhã de segunda-feira a imprensa, o Director Executivo da CPLP, Domingos Simões Pereira, sublinhou que o encontro de Lisboa pretende promover maior cooperação entre os membros desta organização. Simões Pereira avançou que os representantes parlamentares da CPLP debaterão na II Reunião Plenária da Assembleia Parlamentar da luso fonia, entre outros aspectos, a crise internacional. Segundo o programa de trabalhos, esta tarde, representantes dos parlamentos irão reunir-se na Assembleia da República, sede do parlamento português, em sessão plenária, que abordará o tema “A CPLP e a situação política e económica internacional”.

Em paralelo, ocorrerão as reuniões da rede de mulheres parlamentares da CPLP e dos secretários gerais dos parlamentos da organização. Na Terça-feira, os parlamentares irão debater temas tais como, “Reforço da cooperação no âmbito da CPLP”, “A CPLP, a Língua Portuguesa, o novo Acordo Ortográfico e o papel do Instituto Internacional da Língua Portuguesa (IILP)” e “Desafios e a Agenda da Assembleia Parlamentar da CPLP”. Fazem parte da CPLP Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, Portugal, S. Tomé e Príncipe e Timor- Leste.

Share on facebook
Facebook
Share on google
Google+
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Related Posts

error: Content is protected !!