Para continuarmos  a fazer jornalismo independente dos políticos e da vontade dos anunciantes o @Verdade passou a ter um preço.

Verónica Macamo acredita que Governo e Renamo chegarão a consenso

A Presidente da Assembleia da Republica (AR), o parlamento moçambicano, Verónica Macamo, manifestou nesta quarta-feira (16), em Maputo, a convicção de que o governo e a Renamo, partido da oposição, conseguirão soluções consensuais em prol da paz no país.

De acordo com a mais alta dignatária da AR, os moçambicanos já deram provas da sua extraordinária capacidade de falar como irmãos e filhos da mesma pátria.

Falando na abertura da VIII sessão ordinária da AR, Macamo disse que o diálogo é a melhor e mais eficaz arma de construção de consensos, ultrapassando diferenças.

?O Governo moçambicano e a Renamo estão em diálogo. A nossa expectativa é de que, mais uma vez, as partes saberão encontrar soluções consensuais em prol da paz, da democracia e da tranquilidade social?, afirmou Macamo.

O Governo e a Renamo já realizaram mais de duas dezenas de rondas negociais que têm resultado em impasse.

Até aqui, o principal ponto de discórdia é a exigência da Renamo visando que o executivo se sobreponha ao poder legislativo no tocante a alteração do pacote eleitoral, de tal forma que esta formação política decidiu boicotar as autárquicas de 20 de Novembro próximo e impedir que o pleito ocorra nas 53 vilas e cidades municipais.

Para forçar o cumprimento das suas exigências, a Renamo tem demonstrado interesse em voltar para uma guerra civil como a que, depois de 16 anos, terminou formalmente a 04 de Outubro de 1992. Um milhão de moçambicanos morreram nesta guerra.

A sessão ordinária que hoje arrancou, em Maputo, tem cerca de 34 pontos por debater em apenas 33 dias. ?Isto vai exigir maior empenho de todos os mandatários do povo para se fazer face as matérias inadiáveis e já agendadas?, disse ela.

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Related Posts

error: Content is protected !!