Para continuarmos  a fazer jornalismo independente dos políticos e da vontade dos anunciantes o @Verdade passou a ter um preço.

Venezuela, com gasolina a US$ 0,04 o litro, enfrenta dilema de aumentar preços

A Venezuela, importante produtor de petróleo, que vem registrando queda na entrada de divisas pela brutal redução das cotações da commodity, está enfrentando o dilema de aumentar os preços da gasolina no país, os mesmos há 13 anos no país e os menores do mundo.

O presidente Hugo Chávez anunciou que está estudando o aumento dos preços da gasolina, atualmente a US$ 0,04 por litro.

Após lembrar que em seus 10 anos no poder o preço da gasolina não mudou, apesar de a Venezuela ser o país com o maior índice de inflação na região, Chávez disse que chegou a um ponto em que praticamente o governo dá gasolina de presente a seus cidadãos.

“Este é um assunto que estamos revisando porque as pessoas estão consumindo muito combustível em carros de luxo e não é justo que os ricos quase não paguem a gasolina aqui”, destacou o presidente.

No entanto, os economistas consideram que o aumento nos preços teria um impacto econômico positivo muito limitado.

“Um aumento por si só nos preços da gasolina não resolveria o problema fiscal da Venezuela, porque teria de colocá-lo nos níveis internacionais, ou seja, cinco ou dez vezes acima do atual, e isso não está nos planos”, disse o economista José Guerra.

A Venezuela está sofrendo na própria pele a queda dos preços do petróleo. Em 2008, o barril de crude venezuelano registrou um preço médio de 86,81 dólares, mas este ano custa em torno de 36 dólares o barril.

Share on facebook
Facebook
Share on google
Google+
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Related Posts

error: Content is protected !!