Para continuarmos  a fazer jornalismo independente dos políticos e da vontade dos anunciantes o @Verdade passou a ter um preço.

Vendas de celulares caem quase 10% no mundo no primeiro trimestre

As vendas mundiais de celulares registraram uma queda de 9,4% no primeiro trimestre, para se situar em 269 milhões de unidades, uma queda que se deve principalmente à crise, informou a consultoria Gartner, prevendo uma queda de 4,2% para o ano de 2009.

Este ano deverá ser ainda “mais complicado que 2001”, quando as vendas caíram 3,7% após o estouro da internet, disse à AFP a analista Carolina Milanesi. Este retrocesso, iniciado no final de 2008, ocorre após mais de seis anos de crescimento ininterrupto e reflete também a saturação do mercado. O segmento dos telefones inteligentes, ou ‘smartphones’ (celulares multifunção que permitem navegar pela internet e ver vídeos), é o único que consegue se salvar com um crescimento das vendas de 12,7%, ou 36,4 milhões de unidades.

A fabricante finlandesa Nokia consegue manter sua liderança, embora sua cota no mercado tenha retrocedido 39,1% em um ano, para se situar em 36,2% . Pela primeira vez em dois anos, suas vendas trimestrais não superaram as 100 milhões de unidades (97 milhões de exemplares vendidos).

A sul-coreana Samsung consolida sua segunda posição, com uma fatia de mercado de 19,1% contra 14,4% no início de 2008, graças a um aumento de 21,4% em suas vendas. A grande perdedora é a norte-americana Motorola. Perdeu seu terceiro posto para a sul-coreana LG, devido a um péssimo trimestre no qual suas vendas caíram 45%.

Share on facebook
Facebook
Share on google
Google+
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Related Posts

error: Content is protected !!