Para continuarmos  a fazer jornalismo independente dos políticos e da vontade dos anunciantes o @Verdade passou a ter um preço.

Vale projecta aumentar produção de carvão

A mineradora brasileira Vale anunciou que quer produzir este ano um milhão e meio de toneladas de carvão na sua mina em Moatize, província de Tete, centro de Moçambique, previsão que aumenta em 75 por cento as anteriores projecções.

Anteriormente, a empresa que explora uma das principais jazidas na província de Tete, onde se julga estarem as maiores reservas de carvão do mundo, tinha previsto produzir 850 mil toneladas em 2011. A empresa planeava iniciar as exportações de carvão este mes de Julho, mas problemas com a linha ferroviária do Sena, que liga Moatize ao porto da Beira, adiaram o processo para Outubro.

Este ano a Vale espera investir cerca de 292 milhões de euros no seu projecto de Moatize onde estão instaladas 36 mineiras, todas elas enfrentando o mesmo problema de fazer chegar a produção a um porto do oceano Índico.

Quando todas as minas estiverem em funcionamento, espera-se uma produção anual de carvão superior a 80 milhões, pelo que a Vale projecta uma linha de 900 quilómetros até ao porto de Nacala, província de Nampula, no norte, e outras empresas, como a australiana Riversdale, encaram o envio do minério por barcaças, descendo o rio Zambeze até à Beira.

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Related Posts

error: Content is protected !!