Para continuarmos  a fazer jornalismo independente dos políticos e da vontade dos anunciantes o @Verdade passou a ter um preço.

USD 8,7 milhões para eliminação do pagamento da passagem via dinheiro

Cerca de 8,7 milhões de dólares estão a ser gastos na montagem de um novo sistema electrónico no transporte urbano, medida que tem em vista substituir o actual de pagamento do mesmo transporte via dinheiro.

“Agora estamos em negociações com os transportadores privados para aderirem ao sistema de pagamento via electrónico”, revelou Simão Mataruca, director-executivo do Fundo de Desenvolvimento dos Transportes e Comunicações (FTC), salientando que este novo sistema está apenas disponível para os autocarros da Empresa Municipal de Transportes Públicos de Maputo (EMTPM).

O bilhete electrónico é direccionado apenas para os estudantes, idosos, deficientes e antigos combatentes da Luta de Libertação de Moçambique, enquanto o passe electrónico é para todos utentes do transporte público urbano.

Em relação às outras províncias do país, Mataruca indicou que a sua introdução será feita de forma gradual, uma vez que a iniciativa carece de uma divulgação mais ampla. EMTPM Por seu turno, a Presidente do Conselho de Administração (PCA) da Empresa Municipal Transportes Públicos de Maputo, Maria Iolanda Uane, fez uma avaliação positiva da entrada em vigor daqueles novos dispositivos electrónicos, desde Abril de 2013, indicando que “o projecto evita desvio de receitas e assaltos aos motoristas”.

Uane realçou que a empresa formou 375 trabalhadores, entre motoristas, cobradores e fiscais para melhor conhecimento do novo sistema de pagamento electrónico do transporte urbano.

Mataruca e Uane falavam esta quarta-feira, em Maputo, durante uma conferência de imprensa promovida pelo Ministério dos Transportes e Comunicações (MTC), sobre a introdução do passe e bilhete electrónico no transporte público urbano.

Share on facebook
Facebook
Share on google
Google+
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Related Posts

error: Content is protected !!