Para continuarmos  a fazer jornalismo independente dos políticos e da vontade dos anunciantes o @Verdade passou a ter um preço.

USD 6,1 milhões de euros para subir competitividade de produtos moçambicanos

Cerca de 6,1 milhões de euros, equivalentes a perto de 252,6 milhões de meticais, deverão ser aplicados até finais de 2011 num esforço da União Europeia (UE) visando a identificação e melhoramento da competitividade de produtos industriais moçambicanos no mercado da África Austral.

O montante deverá ser implementado pela Organização das Nações Unidas para o Desenvolvimento Industrial (UNIDO), garantiu ao Correio da manhã François Denner, representante de projectos naquela agência internacional, realçando que o apoio visa aumentar a exportação de produtos moçambicanos no mercado regional.

Aquele programa contempla acções de treinamento de quadros moçambicanos em matéria aduaneira, segundo ainda aquela fonte, apontando a formação de agentes alfandegários em matéria de língua inglesa como uma das principais componentes do projecto. Pelo facto de Moçambique estar cercado de países falantes da língua inglesa “torna-se um imperativo que as autoridades aduaneiras locais tenham domínio dos protocolos comerciais da região, geralmente, apresentados na versão da língua mais usada na região”, salientou Denner, falando esta terça-feira, na cidade da Matola, à margem da cerimónia de inauguração do primeiro Laboratório de Línguas da Autoridade Tributária de Moçambique (ATM).

Até finais de 2011, serão ainda montados centros de treinamento da língua inglesa nas cidades da Beira, província de Sofala, e de Nacala, em Nampula. Orçados em cerca de 135 mil dólares norte-americanos, os três centros deverão beneficiar a perto de dois mil funcionários da Autoridade Tributária de Moçambique até 2015, segundo prognósticos daquela instituição.

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Related Posts

error: Content is protected !!