O Fundo para Ambiente de Negócios (FAN) tem disponíveis cerca de dois mil milhões de dólares norte-americanos para apoiar projectos e organizações do sector privado moçambicano nos próximos cinco anos, visando garantir a sustentabilidade das mesmas.
O director do FAN, Orlando da Conceição, indicou que o montante irá apoiar cerca de 40 associações empresariais do sector privado, sindicatos e confederações de diferentes ramos de negócios em todo o país.
Basicamente, o fundo visa criar suporte para os serviços das Organizações do Sector Privado (OSP), o desenvolvimento de habilidades para avaliar a viabilidade de geração de renda de actividades bem como medidas de sustentabilidade, explicou Conceição.
“Nos próximos cinco anos o FAN vai continuar a dar o seu contributo para a melhoria do ambiente de negócios e para a melhoria da posição de Moçambique no ranking do Doing Business”, salientou aquele dirigente, acrescentando que a sua instituição está comprometida com o crescimento económico e aumento do emprego em Moçambique.
Mais adiant e , Orlando da Conceição comentou que este tipo de iniciativas vai criar mais pujança às pequenas e médias empresas moçambicanas para que possam beneficiar do boom dos recursos naturais que actualmente se assiste em algumas regiões de Moçambique.
O FAN é uma organização privada de pesquisa que visa melhorar o ambiente de negócios e promover o crescimento económico e desenvolvimento sustentável do país, através da capacitação de instituições empresariais, sindicatos e confederações.