A Agência norte-americana para o Desenvolvimento Internacional (USAID) desembolsou 49,4 milhões de dólares para financiar projectos de saúde e outros de natureza social a serem desenvolvidos pela organização humanitária Visão Mundial, na província da Zambézia, Centro de Moçambique.
Segundo um comunicado de imprensa da agência noticiosa “Microfinance Focus”, hoje recebido pela AIM, a Visão Mundial irá liderar a implementação de programas integrados de saúde, fornecimento de água, saneamento do meio e agricultura, durante um período de cinco anos. “Esta é uma boa oportunidade para melhorar substancialmente as condições de vida das crianças, mulheres e famílias da Zambézia”, disse Francois Batalingaya, especialista da organização Visão Mundial para assuntos humanitários.
Esta organização norteamericana vai treinar trabalhadores da saúde nas comunidades, par alem de equipa-los com telefones celulares e bicicletas para visitarem as zonas mais recônditas da província e tratarem mulheres grávidas e mães e recém-nascidos, em risco de saúde.
No âmbito do mesmo programa, serão distribuídas redes mosquiteiras tratadas com insecticidas. O comunicado refere ainda que o programa compreende a disponibilização de bicicletas ambulância, equipas móveis para o atendimento de doentes, entre outros benefícios.