Para continuarmos  a fazer jornalismo independente dos políticos e da vontade dos anunciantes o @Verdade passou a ter um preço.

https://www.petromoc.co.mz/Lubrificantes.htmlhttps://www.petromoc.co.mz/Lubrificantes.htmlhttps://www.petromoc.co.mz/Lubrificantes.html
ADVERTISEMENT

Urso polar pode ser incluído em lista de proibição de comércio

A lista de animais com comércio proibido devido a graves riscos de extinção – na qual está incluído o elefante e será aumentada com o atum vermelho – também poderá ser ampliada ao urso polar.

Os Estados Unidos apresentaram um projeto para que a proibição seja imposta na sessão da Convenção de Nações Unidas sobre o Comércio Internacional de Espécies em Perigo de Extinção (CITES), que reunirá os 175 países membros em março em Doha. Esse projeto quer a inscrição do urso polar no anexo I da Convenção, o que implicaria proibir seu comércio internacional.

Influentes organizações ecológicas, como o Fundo Internacional para a Proteção de Animais (IFAW, em inglês), defendem a proposta norte-americana de inscrever o urso polar no anexo da CITES. Mas a proposta é contestada por uma das principais organizações de luta contra o tráfico de espécies, Traffic, e pela União Mundial para a Natureza (UICN), que acredita que a pior ameaça sobre o urso branco é a mudança climática e o degelo do Ártico, por causa do aquecimento do planeta.

“A principal ameaça contra o urso polar é a redução de seu hábitat e o aquecimento. O comércio, ou inclusive o contrabando, não representam uma ameaça significativa”, disse Richard Thomas, da Traffic, sediada em Londres. Quem consome carne do Ursus maritimus, sua pele ou seus dentes a ponto de ameaçar a sobrevivência da espécie? As populações do Ártico, como os Inuit, comem carne de urso polar e produzem roupas e artesanatos com suas peles.

Os esquimós se opõem ao animal ser declarado em perigo de extinção, insistindo na importância para a economia local da caça, por exemplo. O urso branco é um dos animais mais procurados pelos caçadores, que veem nele um troféu.

Share on whatsapp
WhatsApp
Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on telegram
Telegram

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

error: Content is protected !!