Para continuarmos  a fazer jornalismo independente dos políticos e da vontade dos anunciantes o @Verdade passou a ter um preço.

UP introduz sistema electrónico

A Universidade Pedagógica (UP) inicia no próximo ano académico o processo de ensino e aprendizagem, através do acesso à novas tecnologias de informação e comunicação, incluindo a distribuição de material didáctico, a partir de bibliotecas electrónicas.

Segundo Rogério Uthui, reitor daquele estabelecimento de ensino superior, o programa enquadra-se nas reformas infra-estruturais e académicas em curso naquela que é descrita como uma das maiores instituições de ensino superior no país e que inclui a elaboração de novos estatutos e plano estratégico.

De acordo, ainda, com a fonte, com a informatização e modernização de todas unidades da UP, os estudantes, docentes e todo o corpo técnico administrativo terão a oportunidade de aceder à internet ou dialogarem através de vídeo conferência, bem como ter acesso a livros, a partir dos centros de distribuição eletrónica, que, neste momento, se encontram em fase de montagem nas cidades de Maputo e Beira.

Repare que o acesso à internet permite que se prescinda de bibliotecas físicas que são extremanente caras. Outra vantagem, em termos económicos, é que nós vamos dispor de toda a rede de telefonia interna sem necessitarmos da rede pública nacional. Observou Rogério Uthui. O nosso entrevistado disse que o ano ano passado, a sua instituição desembolsou cerca de 15 milhões de meticais do Orçamento Geral do Estado (OGE), dinheiro que foi usado para a aquisição de diverso material eléctrico, incluindo a montagem de antenas em todas delegações da Universidade Pedagógica.

E com fundos locais, aquela universidade adquiriu cerca de 600 computadores distribuídos pelas diferentes unidades e centros de ensino aberto e à distância espalhados pelo país. Refira-se que Rogério Uthui encontra-se em Nampula, desde o último domingo, à frente de uma delegação que integra os directores dos Recursos Humanos, de Documentação e Formação, chefe do Gabinete e assessor pedagógico, com o objectivo acompanhar as actividades realizadas na delegação local, além de colher sensibilidades dos funcionários, estudantes e docentes.

Share on facebook
Facebook
Share on google
Google+
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Related Posts

error: Content is protected !!