Para continuarmos  a fazer jornalismo independente dos políticos e da vontade dos anunciantes o @Verdade passou a ter um preço.

UP envolve-se na busca de soluções para os problemas do município de Maputo

A cidade de Maputo tem actualmente cerca de 1.200 mil habitantes (Censo de 2007), número que tem vindo a crescer como resultado do rápido crescimento populacional que se repercute no surgimento de assentamentos informais que até aqui desafiam os planos de ordenamento territorial e de urbanização.

Entretanto, foi a pensar neste e noutros problemas que a escassos dias para o 125º aniversário da cidade de Maputo a Universidade Pedagógica (UP) realizou, esta sexta-feira (02), um seminário alusivo à efeméride com o propósito de encontrar forma de contribuir na dinamização do desenvolvimento social, de infra-estruturas, melhoria do meio ambiente, gestão eficiente dos resíduos sólidos e do saneamento do meio através do envolvimento dos citadinos.

O edil de Maputo, David Simango, disse que a urbe registou um rápido crescimento populacional e como consequência surgiram assentamentos informais, agudizou-se a deslocação de pessoas e bens na urbe, aumentou a procura dos diversos serviços públicos e privados e multiplicou os desafios para os gestores municipais em relação à oferta de serviços de qualidade. Por isso, a conferência realizada pela UP demonstra o seu comprometimento na busca de soluções melhor gerir a cidade.

Os maiores desafios que enfermam o município, segundo Simango, são como resolver o problema de abastecimento de água, a provisão e a manutenção do sistema de saneamento do meio, a recolha, tratamento e condicionamento de resíduos sólidos, disponibilidade de uma rede eléctrica com qualidade, transporte público, dentre outros.

Ele apontou como solução para as dificuldades que enumera o envolvimento dos citadinos, dos académicos e a capacitação das entidades municipais.

Para Simango, a parceria que a edilidade tem com a UP reforça e contribui na identificação de problemas que apoquentam os munícipes e delineia as estratégias para a sua resolução.

Por sua vez, o reitor da UP, Rogério Uthui, desafiou os académicos a contribuírem, através de trabalhos investigativos reflexões, com melhores forma de ordenamento territorial, gestão resíduos sólidos, planeamento urbano, saneamento do meio, dentre outros males que preocupam os citadinos.

Rogério Uthui disse esperar que haja mais atenção na organização e urbanização da cidade, o que poderia resolver problemas como a deficiente transitabilidade.

Refira-se que o evento realizado pela UP enquadra-se nas festividades do 125º aniversário da cidade de Maputo, cujas celebrações acontecem a 10 de Novembro de cada ano.

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Related Posts