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Universidades de prestígio dos EUA criam cursos online gratuitos

Cinco universidades de prestígio dos Estados Unidos criarão cursos online gratuitos para estudantes em todo o mundo através duma nova plataforma de ensino interactivo, chamada Coursera, anunciaram os criadores, esta Quarta-feira.

Os dois fundadores, professores de ciência da computação da Universidade de Stanford, também anunciaram que receberam 16 milhões de dólares em financiamento de duas empresas de investimento do Vale do Silício.

O Coursera vai oferecer mais de três dezenas de cursos universitários, próximo ano, através do seu site, coursera.org, sobre assuntos que vão desde mitologia grega a neurologia, de cálculo a poesia norte-americana contemporânea.

As aulas serão projectadas e ministradas por professores de Stanford, Princeton, Universidade da Califórnia em Berkeley, Universidade da Pensilvânia e Universidade de Michigan.

O Coursera junta-se a uma série de projectos online ambiciosos que visam tornar o ensino superior mais acessível e barato.

Muitos desses empreendimentos, no entanto, simplesmente publicam palestras inteiras na web, sem nenhum componente interactivo. Outros esforçam-se para criar novas universidades do zero.

Os fundadores Daphne Koller e Andrew Ng afirmam que o Coursera será diferente, pois os professores de escolas de prestígio vão ensinar usando o nome da sua universidade e vão adaptar os seus cursos mais populares para a web, incorporando tarefas e exames às aulas em vídeo, respondendo a perguntas dos alunos em fóruns online, e até mesmo, talvez, trabalhando por meio de videoconferência.

Testes de múltipla escolha e de respostas curtas serão avaliados via computador. O Coursera em breve apresentará um sistema de classificação para avaliar trabalhos mais complexos, tais como ensaios ou algoritmos.

Os estudantes não receberão créditos da faculdade. Mas o Coursera pode oferecer “certificados de conclusão” ou transcrições mediante o pagamento duma taxa.

Uma empresa também pode tentar lucrar conectando empregadores com alunos que tenham demonstrado aptidão numa determinada área, disse uma porta-voz.

As universidades participantes esperam beneficiar-se aumentando a sua reputação no exterior, conectando-se com ex-alunos distantes e, quem sabe, trazendo doações de alunos online agradecidos.

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