Para continuarmos  a fazer jornalismo independente dos políticos e da vontade dos anunciantes o @Verdade passou a ter um preço.

https://www.petromoc.co.mz/Lubrificantes.htmlhttps://www.petromoc.co.mz/Lubrificantes.htmlhttps://www.petromoc.co.mz/Lubrificantes.html
Publicidade

Universidade Politécnica lança Programa de Doutoramento em Estudos de Desenvolvimento

apo-Lourenco-Rosário

O Instituto Superior de Altos Estudos e Negócios (ISAEN), uma unidade orgânica da Universidade Politécnica, lançou, recentemente, em Maputo, a segunda edição do Programa de Doutoramento em Estudos de Desenvolvimento, sob o lema “Domesticar e tantalizar sobre a naturalização dum mal-entendido”.

Trata-se de um programa que vai decorrer no sistema híbrido, devido à pandemia da Covid-19, tendo sido criadas as condições necessárias para a produção de conhecimento, cujas teses serão publicadas em revistas científicas.

O vice-reitor da Universidade Politécnica, Cristiano Macuamule, referiu que a segunda edição do programa de Doutoramento em Estudos de Desenvolvimento está associada a vídeo-conferências, para salvaguardar o ciclo mais alto de formação, apesar da pandemia que impõe a massificação do sistema híbrido, no processo de ensino e aprendizagem.

“Existem hoje ao nível do país e do mundo, várias universidades com este nível e vocês escolheram A Politécnica para fazerem o vosso doutoramento. O nosso compromisso é de oferecer as melhores condições possíveis e um ambiente académico adequado e que permita que obtenham sucessos nos vossos estudos. O programa exige muita leitura e estudo”, referiu o vice-reitor.

Por sua vez, o chanceler da Universidade Politécnica, que é igualmente coordenador do programa de Doutoramento em Estudos de Desenvolvimento, Lourenço do Rosário, apelou aos doutorandos para uma reflexão sistemática que possa ajudar a governação de vários sectores de empresas e organizações, com vista ao alcance de uma massa pensante que contribua para o desenvolvimento do país.

“Ao longo dos 46 anos como país independente, houve muitos ensaios sobre o rumo de desenvolvimento em várias áreas, por isso é que este doutoramento é transversal no que diz respeito ao desenvolvimento. A vossa preocupação deve ser quando começarem a pensar nos vossos postos de trabalho, que é onde precisamos, de facto, de alicerces. Não podemos construir um edifício sem que seja a partir da parte que o suporta”, explicou Lourenço do Rosário.

Mário Cossane, representante da turma, da primeira edição do programa de Doutoramento em Estudos de Desenvolvimento, enalteceu o papel da universidade Politécnica na forma como encarou os desafios impostos pela Covid-19, tendo encorajado os estudantes a assumirem os obstáculos da educação em Moçambique, como a sua bandeira de desenvolvimento institucional.

“O programa representava um incomensurável desafio, a burocracia, a meio com a Covid-19. Nestes termos, vale a pena, mais uma vez, felicitar a A Politécnica por nunca ter desistido do seu desiderato, mesmo quando as dificuldades apontavam para um porto do qual o canal não possuía nenhum farol de sinalização”, explicou o representante da primeira turma.

Em formato virtual, o orador da aula inaugural, que interveio a partir da Universidade de Basileia, na Alemanha, Elísio Macamo, disse que os doutorandos podem-se inspirar no programa de Desenvolvimento que está a decorrer em Moçambique, denominado Sustenta, uma vez que este baseia-se na agricultura que é a base de desenvolvimento do país.

“O que liga estes conceitos é justamente a minha relação ambígua com o desenvolvimento. Um curso de desenvolvimento tem também coisas subversivas, sobretudo no quem o faz. O estudante tem que aprender a questionar os conceitos e nunca dar o seu sentido por adquirido. Eu uso a naturalização e domesticação como uma metáfora para descobrir e descrever uma condição estrutural que consiste na nossa integração no mundo e num sistema económico que outros construíram à sua maneira para satisfazer as suas necessidades”, concluiu Elísio Macamo.

Share on whatsapp
WhatsApp
Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on telegram
Telegram

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

error: Content is protected !!