Para continuarmos  a fazer jornalismo independente dos políticos e da vontade dos anunciantes o @Verdade passou a ter um preço.

Universidade Pedagógica lança “ano prata”

A Universidade Pedagógica (UP) lançou, na quinta-feira, em Maputo, as celebrações do “2010-Ano Prata”, alusivas à comemoração dos 25 anos da sua criação, que se realizará a 04 de Dezembro próximo.

Para comemorar esta data, a Reitoria da segunda maior universidade pública do país decretou 2010 o Ano de Prata da UP. Falando, na quinta-feira, em conferência de imprensa, o Reitor da UP, Rogério Uthui, disse que as celebrações da efeméride consistirão na efectivação de uma série de actividades ao longo de todo o ano e em todas as delegações da instituição, com vista a elevar a visibilidade da UP não só junto da comunidade, mas também ao mundo.

“O Ano de Prata será caracterizado pela realização de uma série de eventos e acções que decorrerão ao longo de todo o ano, em todas as unidades orgânicas da UP, visando aumentar a visibilidade e prestígio da instituição junto da comunidade e no mundo”, disse Uthui. Uthui acrescentou ainda que as actividades de impacto do Ano de Prata serão articuladas em três eixos principais: a exaltação da universidade, visibilidade e prestígio da universidade e a elaboração e cumprimento do projecto académico.

“Devo lembrar que as actividades do Ano de Prata poderão ser articuladas em torno de três eixos principais, a exaltação da universidade, através de actividades orientadas para o reconhecimento e homenagem de personalidades que ajudaram a construir a UP, visibilidade e prestígio da universidade, através de actividades que aumentam a visibilidade da nossa instituição, e a elaboração e cumprimento do projecto académico, através de actividades com impacto a médio e longo prazos, articuladas com o plano estratégico, que concretiza a visão e a missão da UP”, acrescentou Uthui. A UP é uma instituição pública de ensino superior, criada pelo Diploma Ministerial 73/85, de 04 de Dezembro de 1985.

Denominada Instituto Superior Pedagógico (ISP), esta foi a primeira instituição de ensino superior criada no país, após a Independência Nacional. Em 1995, o ISP foi transformado em UP, por Decreto 13/95 de 25 de Abril. Refira-se também que a UP foi a primeira instituição a levar o ensino superior para fora da capital, Maputo.

Share on facebook
Facebook
Share on google
Google+
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Related Posts

error: Content is protected !!