A Universidade Federal de Minas Gerais, no Brasil, financia cinco projectos de saúde, nomeadamente desnutrição hospitalar, combate a lepra, avaliação do desenvolvimento infantil, engenharia civil e mecânica.
Os programas serão desenvolvidos nas faculdades de Ciências de Saúde e Engenharia em Nampula e Pemba, respectivamente. Marisa Cota Manune, pró-reitora da Universidade Federal de Minas Gerais, disse que o financiamento contempla a formação e mobilidade de estudantes e docentes da UniLúrio e visitas de troca de experiências entre académicos das duas instituições para o desenvolvimento de pesquisas na área de saúde.
Aquela académica visitou a UniLúrio na companhia de sete docentes da sua universidade que, igualmente, irão trabalhar com os estudantes da UniLúrio no âmbito do programa “um estudante, uma família”.
O director científico da UniLúrio, Quito Horácio Fernandes, disse que o apoio constitui uma mais-valia porque a sua instituição não conseguiria suportar os custos da importação de docentes qualificados para os projectos de saúde.
Noutro desenvolvimento, o nosso entrevistado desafiou aos estudantes dos cursos de mestrado para aderirem os referidos projectos de modo a reforçar o corpo docente daquela universidade, com destaque para a Faculdade de Engenharia.