Para continuarmos  a fazer jornalismo independente dos políticos e da vontade dos anunciantes o @Verdade passou a ter um preço.

UNICEF considera lavagem de mãos com água e sabão fundamental para saúde

O representante residente do UNICEF no Tchad, Bruno Maes, declarou, quarta-feira, em N’Djamena, que a lavagem das mãos com água limpa e sabão é fundamental para a saúde, pois “permite aos indivíduos com este simples gesto proteger-se contra muitas doenças”.

Falando na abertura da cerimónia oficial do Dia Mundial da Lavagem das Mãos, Maes disse que esta sétima edição da efeméride assume um carácter particular e ocorre numa altura em que o mundo enfrenta uma situação de emergência de âmbito internacional do vírus Ébola e precisa que este gesto simples e quase banal se torne num hábito para todos os cidadãos do mundo.

Sublinhou que o objectivo desta comemoração é aumentar a tomada de consciência a todos os níveis sobre os benefícios da lavagem das mãos com água limpa e sabão nos momentos críticos. Segundo ele, estudos recentes em matéria de higiene, água e saneamento demonstram que lavar as mãos com água limpa e sabão reduz em 44 porcento os riscos de contaminação e que o uso de latrinas reduz em 32 porcento os riscos de doenças e o consumo de água potável.

“A lavagem das mãos com sabão é o meio mais barato e mais eficaz de prevenir as doenças relacionadas à falta de higiene como Ébola, cólera, poliomielite, infeções respiratórias, e sobretudo a diarreia”, destacou o representante residente da UNICEF no Tchad.

Maes considerou que, além dos aspetos festivos, a instituição que ele representa deseja que a lavagem das mãos com água limpa e sabão possa integrar de maneira duradoura as práticas culturais, educacionais e sociais das crianças.

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Related Posts

error: Content is protected !!