Para continuarmos  a fazer jornalismo independente dos políticos e da vontade dos anunciantes o @Verdade passou a ter um preço.

Ucrânia sofre risco crescente de boicote ao Euro por ex-primeira ministra presa

As esperanças da Ucrânia de que o Euro 2012 acelere sua integração com as democracias da Europa diminuiu nesta sexta-feira por causa de um boicote crescente ao torneio europeu de seleções contra tratamento dado à líder da oposição presa Yulia Tymoshenko.

A Grã-Bretanha uniu-se ao boicote não-oficial na quinta-feira, dizendo que por causa de temores com relação aos direitos humanos ministros do governo não iriam participar da primeira parte de jogos na ex-república soviética, que está sediando o torneio com a Polônia. Alemanha e França estão entre os outros países que anunciaram medidas similares, e o presidente da Comissão Europeia, José Manuel Barroso, disse que não pretendia participar do evento.

Uma cúpula em maio na Ucrânia foi cancelada depois que nove líderes europeus se recusaram a participar dela. O presidente Viktor Yanukovich ainda espera que o torneio, que começou esta sexta-feira, mostre ao mundo como está a Ucrânia desde que se libertou da União Soviética em 1991, mas o risco de o evento ser frustrado depois de um dilúvio de má publicidade está a aumentar.

“O Euro 2012 forneceu uma oportunidade única de apresentar o nosso país ao mundo e de alcançar padrões europeus, não apenas na organização do torneio, mas na vida dos nossos cidadãos”, disse o vice-primeiro-ministro Borys Kolesnikov.

“Se a Ucrânia não conseguir lidar bem com a organização do torneio e mostrar que é um anfitrião hospitaleiro, isso vai refletir na sua reputação”, disse Koleniskov, que é o responsável pelos preparativos para a competição.

O torneio de um mês de duração começou na Polônia e a final será realizada na capital ucraniana, Kiev, a 1 de julho. Apesar da oposição de seus antigos líderes soviéticos em Moscovo, o país de 46 milhões de pessoas, que fica entre a Rússia e a Europa ocidental, espera entrar para o bloco de 27 membros da União Europeia.

 

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Related Posts

error: Content is protected !!