A Ucrânia expulsou manifestantes pró-russos de um prédio do governo regional em Donetsk, esta quarta-feira (5), e hasteou a bandeira ucraniana no lugar onde estava a da Rússia desde o fim de semana, sinalizando uma importante mudança de controle na região de fala russa.
A sede do governo de Donetsk, no leste, estava, desde segunda-feira, nas mãos de activistas que invadiram o local aos gritos de “Vem Putin!”, e que demandavam controle sobre a polícia local e o fim dos laços com Kiev. A polícia disse que esvaziou o local pacificamente depois de ter recebido denúncia de que havia explosivos no prédio.
Donetsk, cidade de residência do presidente deposto Viktor Yanukovich, é o local onde ocorrem as mais persistentes manifestações pró-Moscovo desde o início dos protestos em cidades do leste e do sul da Ucrânia, no sábado, depois de o presidente russo, Vladimir Putin, ter afirmado ter o direito de invadir o país vizinho.
As forças russas já tomaram o controle da região de Crimeia, mas não entraram noutras partes da Ucrânia. A principal preocupação de políticos ocidentais que vão reunir-se, esta quarta-feira, em Bruxelas e Paris com autoridades russas é a ameaça feita por Putin de aumentar a invasão para proteger cidadãos de fala russa na principal região industrial da Ucrânia.
Por volta do meio-dia desta quarta-feira, a bandeira azul e amarela da Ucrânia estava no lugar da tricolor da Rússia no alto do prédio de 11 andares, mas outra bandeira russa ainda estava a tremular num mastro em frente. Um grande contingente policial estava a proteger o prédio. Cerca de 200 manifestantes pró-Rússia ainda estavam acampados em frente ao edifício.
O líder do grupo, o empresário local Pavel Gubarev – que declarou-se o “governador do povo” -, chamou a acção da polícia de “provocativa” e prometeu retomar o prédio.
“Estamos determinados a erguer o poder do nosso povo na região de Donetsk. E não vamos recuar. Temos enorme apoio”, disse Gubarev. “Quando entrarmos de novo, não quero ver nenhum policial no prédio. Então nós iremos à polícia, removeremos o chefe que foi imposto por Kiev, colocaremos o nosso próprio chefe, e vamos declarar a polícia uma força municipal.”
Os manifestantes pró-Moscovo hastearam a bandeira russa em prédios do governo em diversas cidades do sul e do leste da Ucrânia no sábado, horas antes de o Parlamento russo ter dado autoridade a Putin para invadir o país. Algumas foram rapidamente removidas, mas a bandeira em Donetsk permaneceu.