Para continuarmos  a fazer jornalismo independente dos políticos e da vontade dos anunciantes o @Verdade passou a ter um preço.

Ucrânia intensifica mobilização de tropas e renova alerta sobre agressão russa

O Parlamento da Ucrânia aprovou nesta quinta-feira a renovação das suas forças na linha de frente e a retomada do recrutamento parcial após uma alta autoridade do setor de segurança ter alertado que as forças russas que apoiam os rebeldes separatistas ampliaram repentinamente a atividade militar no leste do país.

“A agressão russa continua. Houve um aumento significativo na intensidade dos disparos”, afirmou ao Parlamento o secretário do Conselho Nacional de Defesa, Oleksander Turchynov, acrescentando que 8.500 soldados russos regulares foram agora destacados para o leste da Ucrânia.

Dois soldados ucranianos foram mortos e quatro feridos na quarta-feira, quando as posições ucranianas foram alvo de 129 disparos, o que Turchynov disse ter sido um recorde este ano.

O alerta sobre o aumento da atividade militar das forças russas também se seguiu ao atentado contra um ônibus de passageiros na terça-feira em um posto de controle do Exército da Ucrânia, no qual 12 civis foram mortos. O governo ucraniano culpou os separatistas pelo ataque, mas eles negaram responsabilidade.

Apesar de governos ocidentais e as autoridades da Ucrânia dizerem haver provas incontestáveis do envolvimento da Rússia, Moscovo nega ter quaisquer tropas no leste do país, onde separatistas pró-russos estão lutando contra as forças do governo em um conflito no qual mais de 4.700 pessoas foram mortas.

O Parlamento da Ucrânia endossou um decreto do presidente Petro Poroshenko para substituir tropas que estão há um longo período na área do conflito por veteranos da reserva, bem como retomar o recrutamento parcial.

Share on facebook
Facebook
Share on google
Google+
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Related Posts

error: Content is protected !!