O supertufão Nepartak, que atingiu Taiwan nesta sexta-feira, obrigou milhares de pessoas a deixarem suas casas, interrompeu o fornecimento de electricidade e forçou o cancelamento de mais de 600 voos, alertaram autoridades de emergência.
A televisão mostrou imagens de motocicletas derrubadas e grandes placas de sinalização sendo arrancadas de edifícios e arrastadas ao longo de ruas do sudeste de Taiwan, vítima do primeiro tufão do ano.
De tarde o tufão seguiu para o Estreito de Taiwan, enfraquecendo à medida que rumava para Fujian, província do sudeste da China, mas as inundações e os ventos fortes continuaram a maltratar as áreas central e do sul da ilha. Mais de 15.400 pessoas foram retiradas de seus lares, e quase 432 mil residências sofreram com a queda de energia, disseram as autoridades de emergência.
Há relatos de dois mortos e 72 feridos, os serviços de trem-bala foram suspensos e mais de 300 voos internacionais e 300 domésticos foram cancelados, revelou um site de serviços emergência.