Para continuarmos  a fazer jornalismo independente dos políticos e da vontade dos anunciantes o @Verdade passou a ter um preço.

Tsunami atinge o litoral do Japão após terremoto de magnitude 8,8

Tsunami atinge o litoral do Japão após terremoto de magnitude 8

Um terremoto de magnitude 8,8 atingiu esta sexta-feira a costa nordeste do Japão gerando um tsunami, com ondas de até seis metros de altura, e deixando inumeros feridos nas cidades de Tóquio e Miyagi, informaram autoridades locais. O tremor de terra foi seguido de um tsunami que devastou algumas regiões costeiras no Japão.

{youtube}1XpSLiPHLPk{/youtube}

O terremoto, que ocorreu às 14h46 da hora local e alcançou 7 graus na escala japonesa – o nível máximo -, teve epicentro no Oceano Pacífico, a 130 quilômetros da península de Ojika, e a uma profundidade de dez quilômetros. A emissora de TV local NHK transmitiu imagens que mostram colunas de fumaça saindo de edifícios na ilha de Odaiba, na baía de Tóquio.

A Agência Meteorológica do Japão emitiu um alerta de alto risco de tsunamis, com ondas de até seis metros em Miyagi e de até três metros em Iwate, onde os habitantes que se encontram perto do litoral foram orientados a se dirigir para terrenos elevados.

A mesma recomendação foi lançada nas províncias de Fukushima, Ibaraki e Aomori, além da costa da província de Chiba, contígua a Tóquio. Na capital japonesa, o terremoto, um dos mais fortes dos últimos anos, disparou os alarmes dos edifícios e fez com que as pessoas saíssem assustadas às ruas, ao tempo que interrompeu as linhas de telefonia celular.

O tremor também paralisou em todo o país os serviços do “shinkansen”, o trem-bala japonês, segundo a companhia ferroviária JR East. O Japão, situado no “anel de fogo do Pacífico”, sofre frequentes terremotos, que raramente causam vítimas devido às rígidas normas de construção vigentes no país.

Após o terremoto que ocorreu há dois dias no país, a Agência Meteorológica japonesa advertira que durante uma semana poderia haver réplicas, embora tenha sido estimado que a intensidade máxima seria de 4, pela escala japonesa.

Share on facebook
Facebook
Share on google
Google+
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Related Posts

error: Content is protected !!