As tropas britânicas iniciaram oficialmente nesta terça-feira a retirada do Iraque com uma cerimônia celebrada em Basra, sul do país, onde baixaram a bandeira do regimento dos Royal Marines, seis anos depois da invasão do país liderada pelos Estados Unidos.
A cerimônia teve início às 12H30 locais no aeroporto de Basra, onde estão posicionados 4.100 soldados britânicos.
A bandeira da divisão sudeste da Força Multinacional, com as cores dos Royal Marines, foi retirada na presença de oficiais britânicos, iraquianos e americanos, incluindo o comandante-em-chefe da Força Multinacional no Iraque, o general Ray Odierno.
A partir desta terça-feira, a base de Basra tem hasteada a bandeira da X Divisão de Montanha do Exército dos Estados Unidos, que deve ficar no local até sua retirada definitiva do Iraque no fim de 2011.
“É o início da saída das forças da coalizão, da qual a Grã-Bretanha é integrante”, declarou à AFP um oficial britânico antes da cerimônia. “Apesar de ser o princípio da retirada, ainda temos trabalho e seguiremos trabalhando até a partida do último soldado britânico”, acrescentou.
A Grã-Bretanha, então governada pelo primeiro-ministro Tony Blair, foi um aliado chave do governo dos Estados Unidos comandado por George W. Bush durante a invasão do Iraque em março de 2003.
Com 46.000 soldados mobilizados no Iraque entre março e abril de 2003, o contingente britânico sempre foi o segundo em importância depois das tropas dos Estados Unidos.
Um total de 179 soldados britânicos morreram no Iraque.