O atual vencedor Lionel Messi disputará o prêmio Bola de Ouro da Fifa de 2010 com os espanhóis campeões do mundo Xavi e Andrés Iniesta, numa lista formada apenas por jogadores do Barcelona. Iniesta marcou o golo da vitória da Espanha na final da Copa do Mundo contra a Holanda, na África do Sul, e junto com seu parceiro no meio-campo Xavi e o atacante argentino Messi ajudou o Barcelona a vencer o título da Liga Espanhola.
Messi teve uma Copa do Mundo decepcionante e não conseguiu marcar nenhum golo durante o torneio. A Argentina sofreu uma derrota de 4 x 0 contra a Alemanha nos quartos de final.
O técnico espanhol Vicente del Bosque, responsável pelo primeiro título da Espanha em uma Copa do Mundo, foi indicado ao prêmio de treinador do ano, junto com Pep Guardiola, do Barcelona, e José Mourinho, do Real Madrid. Mourinho venceu a Liga dos Campeões com a Inter de Milão, antes de transferir-se para o Madrid.
“Desde 2008, o futebol espanhol está realmente à frente do resto. Eles também estão dominando entre os clubes,” disse o secretário-geral da Fifa, Jerome Valcke, em coletiva de imprensa para anunciar os indicados.
Os vencedores do prêmio deste ano serão anunciados no dia 10 de janeiro.