Para continuarmos  a fazer jornalismo independente dos políticos e da vontade dos anunciantes o @Verdade passou a ter um preço.

Trinta mortos e mais de 40 feridos em dois ataques no Iraque

Cerca de 30 pessoas morreram e mais de 40 ficaram feridas, entre elas o governador da província de Al-Anbar, em dois ataques realizados esta quarta-feira em Ramadi, oeste de Bagdá, segundo fontes hospitalares e policiais.

Um carro-bomba explodiu no centro da cidade, em um bloqueio antes da sede do governo da província de Al-Anbar. Uma segunda bomba atingiu o comboo do governador local, Qassem Mohammed Abed, no momento em que ele saía da sede.

O ataque, que aconteceu a apenas 200 metros do primeiro atentado, matou quatro pessoas e feriu dez, entre eles o governador. Ramadi se encontra a uns cem quilômetros a oeste de Bagdá, na província de maioria sunita de Al Anbar, a maior do Iraque.

Esta região foi um reduto da insurreição depois da invasão americana de 2003. A violência começou a diminuir quando os chefes tribais, cansados dos atentados da Al-Qaeda, se voltaram contra os jihadistas em setembro de 2006, com ajuda do financiamento norte-americano. Formaram os chamados grupos Sahwa (Despertar) para combater os seguidores de Osama Bin Laden, chefe da Al-Qaeda e, ao fim de um ano, a província virou uma das mais tranquilas do país.

Desde janeiro passado esses grupos se encontram sob controle do governo iraquiano, mas a província volta a ser alvo dos jihadistas desde que as tropas americanas se retiraram das cidades no final de junho.

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Related Posts

error: Content is protected !!