Pelo menos 39 pessoas perderam a vida e 105, entre graves e ligeiros, contraíram ferimentos em resultado de 64 acidentes de viação ocorridos entre 06 e 12 de Setembro corrente, quase todos eles causados por indiscuplina em diferentes rodovias de Moçambique.
Pedro Cossa, porta-voz do Comando-Geral da Polícia da República de Moçambique (PRM) disse que as causas destes incidentes foram o excesso de velocidade, as ultrapassagens irregulares, o que nalguns casos culminou com despistes e capotamento de viaturas.
Os automobilistas continuam a não acatar as recomendações das autoridades da Lei e Ordem no sentido de observarem as normas previstas no Código de Estrada.
Por conseguinte, segundo Pedro Cossa, houve 36 atropelamentos e nove casos relacionados com a má travessia de peões. Ele indicou que na semana em alusão as maior parte das pessoas que se envolveram em acidentes de viação são jovens com idades que variam de 25 e 31 anos.
Na tentativa de disciplinar os automobilistas infractores, a Polícia de Trânsito (PT) fiscalizou 21.390 carros, dos quais apreendeu 64 por diversas irregularidades, deteve igual número de pessoas por condução em estado de embriaguez e 11 indivíduos por condução ilegal.