Para continuarmos  a fazer jornalismo independente dos políticos e da vontade dos anunciantes o @Verdade passou a ter um preço.

Tribunal do Kuwait reinstala antigo Parlamento

O mais alto tribunal do Kuwait anulou, esta Quarta-feira, os resultados das eleições parlamentares ocorridas em Fevereiro, nas quais os legisladores da oposição obtiveram a maioria, e reinstalou a assembleia anterior.

A decisão foi a última reviravolta numa rixa crescente entre o governo apontado pelo emir e os legisladores de maioria islâmica que tinham ameaçado convocar ministros do primeiro escalão para serem questionados no Parlamento.

O conhecido parlamentar oposicionista Musallam al-Barrak anunciou que ele e vários outros colegas estavam a renunciar ao Parlamento restaurado, descrevendo a decisão do tribunal como “um golpe contra a Constituição”.

Os políticos da oposição obtiveram a maioria nas eleições de Fevereiro, ocorridas depois de o emir dissolver a assembleia anterior no meio de denúncias de corrupção que atrasaram as reformas económicas e o desenvolvimento económico.

Os analistas disseram que a decisão não seria bem recebida por muitos eleitores que apoiaram os políticos da oposição, devido a acusações de irregularidades financeiras contra parlamentares anteriores.

“O Parlamento anterior é totalmente impopular”, disse Abdullah al-Shayji, professor de ciências políticas na Universidade do Kuwait.

“Não tem o apoio da maioria dos kuaitianos que votaram num novo Parlamento e rejeitaram a maioria dos antigos parlamentares, suspeitos de envolvimento num escândalo de corrupção.”

Alguns investidores disseram, no entanto, que a decisão de dissolver o Parlamento foi um ponto positivo, uma vez que a disputa prolongada entre o governo e o Parlamento tem atrasado as reformas económicas e projectos vitais para o desenvolvimento.

Share on facebook
Facebook
Share on google
Google+
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Related Posts

error: Content is protected !!