Para continuarmos  a fazer jornalismo independente dos políticos e da vontade dos anunciantes o @Verdade passou a ter um preço.

Tribunal chinês mantém pena de prisão perpétua para Bo Xilai

Uma corte do leste da China rejeitou, esta sexta-feira (25), um recurso apresentado pelo ex-dirigente político Bo Xilai e, como esperado, manteve a pena de prisão perpétua por acusações de corrupção, pagamento de suborno e abuso de poder.

Bo, que era uma estrela em ascensão nos círculos da liderança chinesa cultivando uma linha populista de inspiração maoísta, foi condenado em Setembro depois de um caso que chocou o Partido Comunista chinês.

A carreira política de Bo foi encerrada no ano passado por um escândalo, em que a sua esposa, Gu Kailai, foi condenada pelo envenenamento e morte de um empresário britânico que era amigo da família.

A alta corte de Jinan, na província de Shandong, onde Bo foi originalmente julgado, disse ter ficado satisfeita com o resultado do primeiro julgamento e disse não ver motivo para mudar a pena. Bo, de 64 anos, era o chefe do partido comunista na metrópole de Chongqing, no sudoeste chinês.

Durante o seu julgamento, ele apresentou uma defesa inflamada, desqualificando o depoimento da sua esposa contra ele como sendo delírios de uma insana na esperança de ter a sua própria sentença reduzida.

Ele repetidamente declarou-se inocente, embora tenha admitido que tomou decisões equivocadas e que envergonhou o seu país pela forma como lidou com o seu ex-chefe de polícia Wang Lijun, primeiro a informar a Bo que Gu provavelmente havia matado o empresário Neil Heywood.

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Related Posts

error: Content is protected !!