Pelos menos três indivíduos perderam a vida e outras 26, entre graves e ligeiros, contraíram ferimentos, em consequência de 15 sinistros rodoviários, ocorridos entre 14 e 20 de Setembro corrente, em diferentes artérias da capital moçambicana.
Orlando Modumana, porta-voz do comando da Polícia da República de Moçambique (PRM) em Maputo, disse que parte dos referidos acidentes de viação foi praticada por condutores que se faziam ao volante sob o efeito do álcool, o que contraia o preceituado Código de Estrada.
Em comparação com igual período de 2014, em que se registaram 16 sinistros rodoviários, houve menos um óbito. Os 15 acidentes acima indicados consistiram em oito atropelamentos carro peão, quatro colisões de viaturas e três despistes e capotamentos, o que resultou em nove feridos graves, contra 10 entre 14 e 20 de Setembro de 2014, 17 feridos ligeiros, contra sete em igual período do ano passado.
No que respeita ao controlo do trânsito, os agentes da Lei e Ordem fiscalizaram 3.186 carros, impuseram 1.134 multas por diversas infracções, 116 condutores foram submetidos ao teste de alcoolemia, dos quais 41 se encontravam sob o efeito de níveis inadmissíveis de álcool.