Para continuarmos  a fazer jornalismo independente dos políticos e da vontade dos anunciantes o @Verdade passou a ter um preço.

Três mortos em ataque de ex-milicianos Ninjas no Congo

Dois militares e um civil morreram na localidade de Siassia, no sul do Congo, num ataque cometido por ex-milicianos Ninjas, próximos do ex-rebelde congolês, Frédéric Bitsangou “Pateur Ntumi”, anunciou esta sexta-feira em Brazzaville o porta-voz da Polícia, o coronel Jules Moukala-Tsoumou.

Em declaração à imprensa, o coronel Jules Moukala-Tsoumou deplorou o recrudescimento, nos últimos meses, de atos de violência, nomeadamente assaltos à mão armada e violações sexuais a mulheres na região de Pool, no sul do país. « Houve uma troca de tiros entre a força pública e assaltantes, estrategicamente escondidos o em cima duma montanha.

Mas a Polícia, depois de dar conta, lançou um engenho explosivo por lá, e conseguiu dispersá-los», testemunhou o chefe das operações da força pública no eixo Brazzaville-Kinkala, capital da região de Pool, o capitão Patrick Okomo.

Segundo ele, antes dos confrontos, os meliantes, que não registaram nenhum morto nas suas fileiras, pediram aos habitantes desta aldeia para a evacuarem. Trata-se do terceiro ataque durante esta semana e do lado dos ex-milicianos Ninjas.

Estas violências já provocaram deslocamentos de populações, nomeadamente na aldeia de Koubola, onde 215 pessoas foram acolhidas na paróquia SaintAntoine de Padoue e onde também algumas aldeias foram abandonadas pelos seus habitantes ao longo de toda a estrada.

Por outro lado, o Exército e a Polícia declaram não estar em guerra na província de Pool, mas que estão agora determinados a perseguir o ex-líder rebelde Pasteur Ntumi e dois dos seus tenentes que são objecto dum mandado de captura.

Share on facebook
Facebook
Share on google
Google+
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Related Posts

error: Content is protected !!