Para continuarmos  a fazer jornalismo independente dos políticos e da vontade dos anunciantes o @Verdade passou a ter um preço.

Três dias de Luto Nacional pelas 56 vítimas mortais de Caphiridzange

“Caso Caphiridzange”: Tribunal Judicial de Moative considera que as vítimas causaram a própria morte

Foto de Cidadão Repórter“O Conselho de Ministros da República de Moçambique decidiu decretar Luto Nacional de 3 dias a partir das zero horas do dia 19 de Novembro de 2016 até às 24 horas do dia 21 de Novembro de 2016” em memória das 56 vítimas mortais da explosão de um camião-tanque de combustível nesta quinta-feira (17) na localidade de Caphiridzange, no distrito de Moatize, na província de Tete.

Reunido em sessão extraordinária na manhã desta sexta-feira(18), na capital moçambicana, o “Conselho de Ministros decidiu ainda criar uma Comissão de Inquérito, dirigida pelo Ministério da Justiça, Assuntos Constitucionais e Religiosos, e que integra os Ministérios do Interior, da Administração Estatal e Função Pública, da Saúde, dos Transporte e Comunicações e dos Recursos Minerais e Energia, para aprofundar as circunstâncias, as causas e as responsabilidades neste acidente”, refere um comunicado de imprensa do Governo de Moçambique.

O Governo havia já mandatado uma Comissão do Conselho de Ministros para em coordenação com os Governos Provincial de Tete e Distrital de Moatize continuar a monitorar a situação e providenciar a assistência necessária aos doentes internados e às famílias enlutadas.

Para reforçar a assistência médica foram também destacados para o Hospital Provincial de Tete médicos cirurgiões de Maputo, Manica, Sofala e Zambézia onde estão internados 96 feridos com queimaduras no corpo, 35 em estado muito grave. Entre os moçambicanos feridos existem 16 crianças e uma mulher grávida.

Foram entretanto identificados, com ajuda dos familiares, 27 dos 44 mortos, carbonizados, no local da explosão. Estavam previstos iniciar ainda na tarde desta sexta-feira os primeiros funerais.

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Related Posts

error: Content is protected !!