O Congresso Nacional Geral líbio (Parlamento) votou, na noite da Terça-feira, o levantamento da imunidade parlamentar de três dos seus membros na perspectiva da sua apresentação diante do Procurador-Geral por acusações de difamação contra o Partido da Justiça e Construção, braço político do movimento da “Irmandade Muçulmana”, anunciou uma fonte próxima do Parlamento.
Os três membros visados pelo voto são al-Tawani al-Assia, Hajer al-Kayed e Jomaa al-Saihi, precisou a mesma fonte, acrescentando que as acusações movidas pelo Partido da Justiça e Construção têm a ver com a difamação através da imprensa.
Os três réus vão apresentar-se diante do Procurador-Geral da República, afirmou. O Partido da Justiça e Construção é o segundo grupo político parlamentar que obteve a maioria com 17 dos 80 assentos reservados aos partidos políticos contra 120 concedidos aos independentes.
De tendência religiosa, o partido foi criado pela confraria da “Irmandade Muçulmana” com parceiros políticos durante a nona conferência geral, organizada em Benghazi (nordeste) em finais do ano 2011 depois de proclamada a libertação do país do regime de Muamar Khadafi, destituído depois de 42 anos de poder absoluto em Agosto de 2011 pela revolução de 17 de Fevereiro do mesmo ano.