O vento forte, acompanhado de trovoada e alguns aguaceiros, que se fez sentir no início da noite desta quinta-feira(26) na cidade de Maputo originou o desabamento do tecto de uma mesquita e causou a morte de três menores de idade e ferimentos a sete outras pessoas.
Parte do tecto da mesquita localizada na avenida Alberto Lithuli, na zona baixa da capital moçambicana, feito em chapas de zinco, fixadas em barrotes, não aguentou às poucas rajadas de vento que se fizeram sentir cerca das 19 horas tendo-se soltado e caído sobre cerca de uma centena de crentes que na altura se encontravam no local a realizar a oração nocturna.
As vítimas mortais são crianças, identificadas pelos nomes de Momade, Imtiaz e Muhamad. Um delas perdeu a vida no local do incidente e as restantes a caminho do hospital.
Os feridos foram assistidos e receberam alta ainda na noite de quinta-feira, segundo explicou David Cumbane, porta-voz do Serviço Nacional de Salvação Pública (SENSAP), em contacto telefónico na manhã desta sexta-feira.
Na mesma avenida há registo da queda de uma árvore e de um placar publicitário, que causaram apenas danos ligeiros em viaturas.