A equipa do Tout Puissant (TP) Mazembe de Lubumbashi qualificou-se para as meias-finais da Liga Africana dos Clubes Campeões de futebol, ao vencer o Al Ahly do Egito por 2-0 domingo no estádio TP Mazembe de Lubumbashi, no sul da República Democrática do Congo (RDC). No outro grupo da prova o Espérance e o Sunshine também já garantiram a sua qualificação para as meias-finais.
No termo da primeira parte do jogo, o resultado era um empate de 0-0. A alterção surgiu no segundo tempo a favor do TP Mazembe que anotou sucessivamente dois golos por intermédio de Samanta (aos 50 minutos) e de Deo Kanda (aos 60 minutos).
Chelsea Berekum do Gana empata com Zamalek do Egito
Na outra partida do grupo B a equipa ganense de Berekum Chelsea empatou por 1-1 no fim de semana contra o gigante egípcio do Zamalek, disputado no Estádio Militar do Cairo.
A equipa local inscreveu um golo após 13 minutos de jogo, graças a Mohamed Ibrahim, mas o defesa ganense, Awudu Nafiu, marcou o golo igualizador 11 minutos mais tarde. Este resultado beneficia aos Ganenses que dispõem de seis pontos contra um do Zamalek mas precisam vencer na última jornada o TP Mazembe, que já carimbou passaporte para a fase seguinte.
Espérance deTúnis bate Sunshine Stars na Liga dos Campeões Radès, Tunísia
O Espérance Sportive de Túnis (EST) venceu o Sunshine Stars da Nigéria por 1-0 em jogo pontuável para a quinta e antepenúltima jornada da fase de grupos (grupo A) da Liga dos Campeões de África, disputado domingo à noite no estádio de Radès, perto da capital tunisina.
O único golo desta partida foi inscrito aos 50 minutos pelo médio ofensivo Youssef Msakni com a cumplicidade dum defensor nigeriano que erradamente desviou de cabeça a bola para a baliza da sua equipa. Dirigido por um trio sudanês liderado por Khaled Abderrahman, o jogo realizou-se sem incidentes diante dum público limitado a cerca de sete mil 200 adeptos por razões de segurança.
A protecção policial foi reforçada a fim de evitar abusos como os registados durante um jogo entre o Etoile du Sahel e o Espérance de Tunis (ambos clubes tunisino), suspenso pelo árbitro devido ao lançamento de projéteis e à invasão do campo quando o primeiro vencia por 2-0.
O Espérance e o Sunshine já se qualificaram para as meias-finais após a desqualificação do Etoile do Sahel sancionado pela Confederação Africana de Futebol (CAF) na sequência destes incidentes acima referenciados.
Graças a esta vitória, a quinta consecutiva, a equipa do Espérance de Túnis, detentora do título, vai terminar na primeira posição do grupo A antes mesmo do seu último jogo, dentro de duas semanas, contra os Argelinos do ASO Chlef. Os Tunisinos totalizam nove pontos contra seis para o Sunshine Stars e zero ponto para o ASO Chlef.