Para continuarmos  a fazer jornalismo independente dos políticos e da vontade dos anunciantes o @Verdade passou a ter um preço.

Toyota pede desculpas e diz que não dissimulou os defeitos de seus carros

O presidente da montadora japonesa Toyota, Akio Toyoda, pediu desculpas públicas esta sexta-feira pelas falhas técnicas que provocaram o recall de milhões de veículos, e afirmou que os carros da marca são seguros. Além disso, o vice-presidente da empresa, Shinichi Sasaki, afirmou que a Toyota não dissimulou as falhas técnicas.

“Lamento profundamente os problemas e os temores provocados aos clientes pelo recall em muitas regiões”, afirmou Toyoda em sua primeira entrevista coletiva desde a explosão do caso na sede da Toyota em Nagoya. O presidente da maior montadora mundial afirmou ainda que a “segurança dos clientes é primordial”.

“Os veículos Toyota são seguros”, completou, em meio às críticas e ações judiciais contra o grupo japonês. A Toyota se viu forçada a anunciar um recall de mais de oito milhões de vehículos desde setembro do ano passado em consequência de um problema no pedal do acelerador, que pode ficar bloqueado quando é pisado com intensidade.

A montadora também reconheceu a existência de um defeito no sistema de freio do modelo híbrido Prius. Toyoda disse ainda que a montadora está “estudando os meios de solucionar o problema de freio, como fez com os Prius saídos de fábrica em janeiro”. Em seguida, o vice-presidente Sasaki afirmou: “Nossa empresa nunca dissimula este tipo de caso. Informamos ao ministério dos Transportes e investigamos”.

Um escritório de advogados de Colorado (Estados Unidos) apresentou uma denúncia coletiva contra a Toyota em um tribunal federal, acusando a montadora japonesa de ter dissimulado “durante vários anos os problemas de aceleração involuntários”. A ação da Toyota permaneceu estável nesta sexta-feira na Bolsa de Tóquio, depois do anúncio de um bom resultado trimestral. Desde 21 de janeiro, o título da empresa sofreu desvalorização de 21%, mas na quinta-feira o grupo surpreendeu ao anunciar um resultado positivo no trimestre outubro-dezembro.

O jornal econômico Nikkei informou que a Toyota estuda um recall de 270.000 carros Prius após as reclamações de motoristas no Japão e Estados Unidos por problemas no freio. Mas a empresa não confirmou a notícia. “No momento não há nada decidido, continuamos estudando diferentes medidas, sobretudo sobre um recall ou não”, afirmou uma fonte da diretoria da Toyota.

Este problema é mais um para a lista da Toyota, que teve que convocar o recall de mais de oito milhões de veículos no mundo por falhas no pedal do acelerador e em um tapete no lado do motorista, o que deve ter um custo global de 1,84 bilhão de dólares.

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Related Posts