Moradores do bairro de Mutauanha na unidade comunal de Piloto, arredores da cidade de Nampula, estão de costas voltados com a empresa de Fundo de Investimento e Património de Abastecimento de Água (FIPAG), devido o não fornecimento da água potável aquela zona residencial há mais de três meses.
Para encontrar água potável para o consumo, alguns moradores daquela zona percorrem longas distâncias a procura do líquido, nos bairros de Muacowavela e Murrapaniua e no bairro novo, outros recorrem ao consumo da água dos poços pondo assim em risco a sua saúde, uma vez que consume sem o devido tratamento.
Geraldo Manuel um dos moradores daquela zona disse não saber as razões que levam para que não saia agua naquele bairro. O nosso entrevistado disse que encaminharam aquele problema a empresa que até então não resolveu o problema. “Nós para encontrarmos água temos que ir noutros bairros e cada galão de 20 litros pagamos ao valor de 2 a 3 meticais”, disse Geraldo Manuel para depois acrescentar que destes três meses que a água não sai, continuamos a pagar a factura.
Ana Joaquim disse que o problema de não fornecimento da água aquele bairro é do conhecimento da empresa titular uma vez que segundo ela fizeram chegar este problema ao gestor. “No período seco diziam que a água não jorra nas nossas torneiras porque a barragem estava seca, mas de Janeiro para cá choveu muito e mesmo assim o problema prevalece, não sabemos porque?”, questionou aquela cliente da FIPAG.
O problema de fornecimento da água potável a cidade de Nampula não só afecta a unidade comunal de piloto, mas também os bairros de Natikiri, e Muhala Expansão estes ultimo que está a mais de dois anos.