Por ocasião do Dia Internacional da Mulher, que se assinala a 8 de Março, a empresa de telefonia móvel Tmcel – Moçambique Telecom organiza, sexta-feira, 7 de Março, no seu Centro Cultural (antigo Instituto de Formação das Telecomunicações), na cidade de Maputo, um workshop subordinado ao lema “Desafios do Empoderamento da Mulher”, com o objectivo de partilhar ideias e experiências sobre esta temática, que constitui uma agenda global dada a sua relevância na luta pela igualdade.
Convencionado em 1975 para celebrar as conquistas políticas, sociais, económicas e culturais das mulheres ao longo do século XX, o dia 8 de Março afigura-se como um momento de reflexão sobre a luta pela igualdade de género e pelos direitos das mulheres.
Para este evento, a Tmcel preparou um painel constituído por quatro mulheres de reconhecido mérito na sociedade, nomeadamente Paulina Chiziane (escritora), Esperança Mangaze (empresária), Eulália Nhatitima (activista social) e Vitória Diogo (antiga ministra do Trabalho, Emprego e Segurança Social, e secretária de Estado na Província de Maputo).
Paulina Chiziane é uma escritora renomada, dentro e fora do País. Iniciou a sua carreira em 1984, tendo sido a primeira mulher a publicar um romance em Moçambique. É, também, a primeira mulher africana a ser distinguida com o Prémio Camões, o maior galardão da literatura em língua portuguesa. É uma das 100 mulheres africanas mais inspiradoras, segundo a BBC.
Nascida em 1965, província de Maputo, Esperança Mangaze é engenheira informática de formação, mas é conhecida como empresária do ramo de floricultura, ornamentação e organização de eventos, reconhecida nacional e internacionalmente. É proprietária e gestora do espaço Folha Verde e do restaurante Melina. Foi merecedora de vários prémios na categoria Ouro, Diamante e Platina na Alemanhã, França e Inglaterra.
Vitória Diogo é linguista de profissão mas é na política onde mais se tem destacado. Já ocupou diversos cargos, com destaque para os de secretária permanente do Ministério do Turismo, presidente da Autoridade Nacional da Função Pública, ministra da Função Pública, do Trabalho, Emprego e Segurança Social e Secretária de Estado na Província de Maputo, entre outros.
Eulália Nhatitima é política e activista social para Direitos Humanos e Cidadania. É actualmente directora da Fundação para a Cidadania, empreendedora social e patrona da iniciativa CONFIA,um projecto virado para o empoderamento da Mulher.
Esta iniciativa surge no âmbito das acções socialmente responsáveis que a operadora de telecomunicações tem vindo a desenvolver ao longo dos anos, mostrando ser uma empresa comprometida com a sociedade moçambicana e que reconhece o papel da mulher no processo de desenvolvimento social e económico.