Para continuarmos  a fazer jornalismo independente dos políticos e da vontade dos anunciantes o @Verdade passou a ter um preço.

Empresas de Segurança a caminho do tribunal

Três das várias empresas de segurança privada, representadas na província de Nampula, serão processadas judicialmente por alegada falta de pagamento de salários aos seus trabalhadores, segundo revelou ao Wamphula Fax , João Abílio Matemanga, inspector-chefe provincial do Trabalho.

Dentre as empresas endividadas, constam a Omega, com doze meses de atraso salarial e a Global Segurança, com cinco meses de salário em atraso, enquanto a terceira a nossa fonte considerou prematura a sua revelação, devido, alegadamente, ao facto de ainda não ter sido consumado o processo de consertação relacionado com o pagamento dos ordenados em atraso aos seus trablhadores.

De acordo com o Inspector-chefe, estas irregularidades já haviam sido detectadas e aplicadas as devidas sanções. Mas, devido ao incumprimento destas, a direcção do Trabalho decidiu encaminhar os processos às instâncias jurídicas para os procedimentos que se impõem.

Prevemos que, dentro em breve, as citadas empresas serão chamadas para responderem pelas transgressões cometidas sobre os seus trabalhadores. Afirmou Matemanga.

Em relação à campanha de cobrança de dívidas, que hoje termina, o nosso interlocutor mostrou-se satisfeito pelos resultados até aqui alcançados. Porquanto foi possível recuperar mais de 500 mil meticais dos cerca de 20 milhões e 500 mil meticais em dívida contraídas por mais de 100 empresas ao Instituto Nacional de Segurança Social (INSS).

Registe-se que algumas das empresas viram as suas dívidas anuladas por terem conseguido apresentar os justificativos dos pagamentos que haviam efectuado oportunamente.

Por outro lado, aquele responsàvel explicou que celebrou acordos com algumas das empresas com dívidas de valores elevados para o seu pagamento em prestações.

A nossa equipa de reportagem apurou que a má fé e a desonestidade por parte dos empregadores estão na origem da acumulação das dívidas ao INSS, cujas contribuições são mensalmente descontadas aos trabalhadores.

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Related Posts