Para continuarmos  a fazer jornalismo independente dos políticos e da vontade dos anunciantes o @Verdade passou a ter um preço.

Terremoto de magnitude 7,5 deixa pelo menos 53 mortos em Afeganistão e Paquistão

Um forte terremoto atingiu o nordeste do Afeganistão nesta segunda-feira e provocou ondas de choque que foram sentidas na Índia e no Paquistão, resultando em pelo menos 53 mortos.

O tremor se situou a 213 quilómetros de profundidade e 254 quilómetros a nordeste da capital afegã, Cabul, numa área remota do Afeganistão, na cordilheira Hindu Kush. O Serviço Geológico dos EUA inicialmente estimou a intensidade do terremoto em 7,7, mas depois reviu o número para 7,5 graus na escala de Richter.

Doze meninas morreram num tumulto ao tentarem escapar de uma escola na cidade afegã de Taloqan, no norte, enquanto cinco pessoas perderam a vida na província oriental de Nangahar, disseram autoridades. No noroeste do Paquistão, pelo menos 36 pessoas morrreram, incluindo uma na cidade de Peshawar, de acordo com funcionários do governo.

Prédios também tremeram por mais de um minuto na capital indiana, Nova Délhi, levando os funcionários dos escritórios a correr para as ruas.

O sismo ocorreu quase exactamente seis meses depois de o Nepal sofrer seu pior terremoto já registado, em 24 de Abril, seguido de um outro tremor, em Maio, o que causou a morte de 9 mil pessoas e destruiu ou danificou 900 mil casas. Esta região montanhosa é sismicamente activa e as movimentações tectónicas no subcontinente indiano podem causar enorme e destrutiva libertação de energia.

Um terremoto de magnitude 7,6 atingiu no norte do Paquistão pouco mais de uma década atrás, em 8 de Outubro de 2005, matou cerca de 75.000 pessoas.

Share on facebook
Facebook
Share on google
Google+
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Related Posts

error: Content is protected !!