Os debates públicos do ante-projecto de revisão da Constituição da República de Moçambique terminaram, esta sexta-feira (01), na província de Inhambane, região Sul. Divididos em três zonas, cidade de Inhambane, envolvendo os residentes do sul para província, distrito de Massinga, para os distritos do centro, e distrito de Vilanculos, para os provenientes do norte da mesma província, os debates decorriam desde o dia 25 de Fevereiro último.
Em Vilanculos participaram no debate 143 pessoas deste ponto e dos distritos de Inhassoro e Mabote. Os residentes do distrito de Govuro não participaram pelo facto de a viatura que transportava a comitiva ter acidentado. Duas pessoas morreram no local do sinistro e a outra no Hospital Rural de Vilanculos, para além de outros feridos graves.
Dos 143 participantes constam magistrados, membros dos governos distritais, confissões religiosas, partidos políticos (Frelimo, MDM e Renamo), autoridades comunitárias, funcionários públicos, personalidades influentes, estudantes e sociedade civil.