Para continuarmos  a fazer jornalismo independente dos políticos e da vontade dos anunciantes o @Verdade passou a ter um preço.

Tenho ITS mas nunca fiz sem preservativo

Hi Tina tudo bem? […] eu tenho 22 anos e nunca, nunca em toda minha vida transei sem preservativo e por sorte nunca rebentou-se! Há meses tive problemas de corrimento excessivo fedorento e muita comichão meu órgão genital (vagina). Fui ao hospital; me receitaram uns medicamentos, para tomar e para enfiar na vagina. Cumpri com o tratamento e tudo passou. Depois de uns 3 meses voltou tudo de novo e muito pior, borbulhas na vagina. Me disseram que era uma ITS! Mas como sera possível ter 1 infecção de transmissão sexual se eu nunca fiz sexo desprotegido, him tina? Qual será o meu problema…ajude me.

Olá querida. Isso é que é: usar SEMPRE o preservativo. Nunca desistas. Quanto a ITS que dizes te terem diagnosticado, disseram o nome? Explicaram quais são as vias de transmissão? Porque te pergunto isto? Porque algumas ITS podem ser transmitidas mesmo usando o preservativo, porque as suas manifestações físicas ocorrem também fora das zonas cobertas pelo preservativo (se o teu namorado ou tu tem feridas na zona púbica). Adicionalmente, muitas ITSs podem ser transmitidas através do sexo oral sem preservativo. A Herpes e o linfogranuloma venéreo são casos típicos. Por isso que precisas de fazer o seguinte:

i) não perder a paciência de voltar ao Hospital, Centro de Saúde ou uma UATS (Unidade de Aconselhamento e Testagem de Saúde); ii) saber EXACTAMENTE que ITS é que tu tens, quais são as vias de transmissão, e como se pode evitar a re-contaminação; iii) convidar o teu namorado também a procurar ajuda (se ele for simpático, podem ir juntos ao Centro de Saúde); vi) finalmente, e MUITISSIMO importante, fazerem o tratamento JUNTOS e ao mesmo tempo e durante esse período, não deixar de usar o preservativo. Digo mais uma vez: não desistas de tomar conta da tua saúde.

Share on whatsapp
WhatsApp
Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on telegram
Telegram

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

error: Content is protected !!