Para continuarmos  a fazer jornalismo independente dos políticos e da vontade dos anunciantes o @Verdade passou a ter um preço.

Tenho ITS mas nunca fiz sem preservativo

Hi Tina tudo bem? […] eu tenho 22 anos e nunca, nunca em toda minha vida transei sem preservativo e por sorte nunca rebentou-se! Há meses tive problemas de corrimento excessivo fedorento e muita comichão meu órgão genital (vagina). Fui ao hospital; me receitaram uns medicamentos, para tomar e para enfiar na vagina. Cumpri com o tratamento e tudo passou. Depois de uns 3 meses voltou tudo de novo e muito pior, borbulhas na vagina. Me disseram que era uma ITS! Mas como sera possível ter 1 infecção de transmissão sexual se eu nunca fiz sexo desprotegido, him tina? Qual será o meu problema…ajude me.

Olá querida. Isso é que é: usar SEMPRE o preservativo. Nunca desistas. Quanto a ITS que dizes te terem diagnosticado, disseram o nome? Explicaram quais são as vias de transmissão? Porque te pergunto isto? Porque algumas ITS podem ser transmitidas mesmo usando o preservativo, porque as suas manifestações físicas ocorrem também fora das zonas cobertas pelo preservativo (se o teu namorado ou tu tem feridas na zona púbica). Adicionalmente, muitas ITSs podem ser transmitidas através do sexo oral sem preservativo. A Herpes e o linfogranuloma venéreo são casos típicos. Por isso que precisas de fazer o seguinte:

i) não perder a paciência de voltar ao Hospital, Centro de Saúde ou uma UATS (Unidade de Aconselhamento e Testagem de Saúde); ii) saber EXACTAMENTE que ITS é que tu tens, quais são as vias de transmissão, e como se pode evitar a re-contaminação; iii) convidar o teu namorado também a procurar ajuda (se ele for simpático, podem ir juntos ao Centro de Saúde); vi) finalmente, e MUITISSIMO importante, fazerem o tratamento JUNTOS e ao mesmo tempo e durante esse período, não deixar de usar o preservativo. Digo mais uma vez: não desistas de tomar conta da tua saúde.

WhatsApp
Facebook
Twitter
LinkedIn
Telegram

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *