Para continuarmos  a fazer jornalismo independente dos políticos e da vontade dos anunciantes o @Verdade passou a ter um preço.

https://www.petromoc.co.mz/Lubrificantes.htmlhttps://www.petromoc.co.mz/Lubrificantes.htmlhttps://www.petromoc.co.mz/Lubrificantes.html
Publicidade

Tempestade Tropical Gombe entra em Moçambique nesta 5ªfeira pela Província de Nampula

gome-projeccao

O Instituto Nacional de Meteorologia(INAM) alerta que a Tempestade Tropical Gombe já se encontra no Canal de Moçambique e, continua a intensificar-se, tem potencial para evoluir a Ciclone Tropical, com ventos de 120 Km/h e rajadas até 160 Km/h nas primeiras horas desta quinta-feira(10) com epicentro previsto para a Província de Nampula, “entrando entre os distritos de Liúpo e Ilha de Moçambique, no período de tarde do dia 11 de Março de 2022” e que deverá originar inundações em várias bacias hidrográficas do Norte e Centro do país.

Neste contexto o INAM prevê chuva acima de 200 milímetros em 24 horas com trovoadas, ventos fortes com rajadas até 160 quilómetros por hora nos distritos de Angoche,Liúpo, Morrupula, Rapale, Mecuburi, Muecati, Nacarrôa, Monapo, Mogincual, Mossuril, Nacala, Ilha de Moçambique e cidade de Nampula(na Província de Nampula) e nos distritos de Pebane, Gilé, Mulevala, Mocubela e Maganja da Costa(na Província da Zambézia).

Devido a esta precipitação a Direcção Nacional de Gestão de Recursos Hídricos avisa que vai aumentar o volume de escoamento nas bacias hidrográficas dos rios Lúrio, Ligonha, Licungo, Megaruma, Messalo, Monapo, Mecuburi, Raraga, Zambeze (Sub-bacia do rio Chire) e bacias costeiras das províncias da Zambézia, Nampula e Cabo Delgado.

A Direcção Nacional de Gestão de Recursos Hídricos prevê ainda risco Alto de inundações urbanas para as cidades de Quelimane e Nacala Porto e erosão pluvial nas vilas de Guruè, Gilé, Morrumbala e cidade de Nacala Porto.

Para as províncias de Niassa, Cabo Delgado está previsto céu geralmente muito nublado; Continuação de aguaceiros e chuvas fracas a moderadas, localmente fortes, acompanhadas por vezes de trovoadas; Vento de sudoeste a noroeste fraco a moderado, soprando por vezes com rajadas.

Nas províncias de Tete, Manica e Sofala o INAM prevê céu pouco nublado localmente muito nublado; Ocorrência de chuvas fracas ou chuviscos, acompanhadas por vezes de trovoadas ao longo da faixa costeira; Vento de sueste a sudoeste fraco a moderado, soprando por vezes com rajadas.

Para as províncias de Inhambane, Gaza e Maputo está previsto céu pouco nublado com períodos de muito nublado; Possibilidade de chuviscos ou chuvas fracas ao longo da faixa costeira; Vento de sueste a sudoeste fraco a moderado.

Eis as temperaturas previstas para esta quarta-feira(09), 508º dia em Situação de Calamidade Pública em Moçambique:

CidadeCéuMax ºCMin ºC
Maputo3423
Xai-Xai3223
Inhambane3225
Vilankulo3224
Beira3227
Chimoio2920
Tete3424
Quelimane3225
Nampula2923
Pemba3123
Lichinga2515
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on telegram
Telegram

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

error: Content is protected !!