Para continuarmos  a fazer jornalismo independente dos políticos e da vontade dos anunciantes o @Verdade passou a ter um preço.

https://www.petromoc.co.mz/Lubrificantes.htmlhttps://www.petromoc.co.mz/Lubrificantes.htmlhttps://www.petromoc.co.mz/Lubrificantes.html
ADVERTISEMENT

Tempestade Chalane deverá chegar a Sofala na madrugada de 4ª feira e progredir por Manica

chalane-meteofrance

O Instituto Nacional de Meteorologia (INAM) informa que às 14 horas desta terça-feira (29) o epicentro da Tempestade Tropical Severa Chalane localizava-se a 400 quilómetros da Cidade da Beira, deslocando-se a uma velocidade de 28 quilómetros por hora e poderá atingir o estágio de Ciclone Tropical de categoria 3 quando o epicentro estiver a menos de 30 quilómetros da capital da Província de Sofala.

De acordo com o INAM o Ciclone Chalane deverá entrar no território nacional pelos distritos de Muanza e Buzi, com ventos de 130 quilómetros por hora e rajadas até 150 quilómetros por hora, na madrugada de quarta-feira (30).

Em comunicado de imprensa o INAM prevê que o epicentro do Ciclone Chalane passará pelo Distrito de Nhamatanda e na tarde de quarta-feira (30) atingirá a província de Manica, entrando pelo Distrito de Gondola, afectando posteriormente os distritos de Macate e Sussudenga, com ventos de 60 a 90 quilómetros por hora, antes de sair de Moçambique, em direcção ao Zimbabwe, na madrugada de quinta-feira (31).

O Instituto de Meteorologia avisa que os efeitos do ciclone serão chuvas acima de 100 milímetros em 6 horas e ventos com rajadas até 150 quilómetros por hora que serão sentidos nos distritos de Muanza, Dondo, Buzi, Machanga, Nhamatanda, Gorongosa, Chibabava e Cidade da Beira (na Província de Sofala); nos distritos Gondola, Macate, Sussundenga, Manica, Vanduzi, Mossurize e Cidade de Chimoio (na Província de Manica).

Há ainda previsão de chuvas acima de 50 milímetros em 6 horas, acompanhadas de trovoadas nos distritos de Inhaminga, Caia, Marromeu, Cheringoma, Chemba e Maringue (na Província de Sofala); nos distritos de Barue, Macossa, Guro e Tambara (na Província de Manica); nos distritos de Chinde, Luabo, Mupeia, Inhassunge, Morrumbala, Milange, Lugela, Mocuba, Nicuadala, Namacurra, Maganja da Costa, Derre e Cidade de Quelimane (na Província da Zambézia); e ainda nos distritos de Govuro, Inhassoro, Vilankulo e Mabote (na Província de Inhambane).

Entretanto o INAM prevê para as províncias de Niassa, Cabo Delgado e Nampula céu muito nublado, trovoadas e aguaceiros ou chuvas fracas a moderadas localmente fortes, vento de noroeste a sueste fraco a moderado soprando, por vezes, com rajadas.

Nas províncias de Gaza e Maputo está previsto céu pouco nublado com períodos de muito nublado no extremo norte das províncias de Gaza, vento de nordeste a leste fraco a moderado soprando, por vezes, com rajadas.

Eis as temperaturas previstas:

Cidade               Máx ºCMín ºC
Maputo3524
Xai-Xai3324
Inhambane3226
Vilankulo3125
Beira3026
Chimoio2621
Tete 3626
Quelimane3325
Nampula2924
Pemba3125
Lichinga2516
WhatsApp
Facebook
Twitter
LinkedIn
Telegram

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

error: Content is protected !!