Para continuarmos  a fazer jornalismo independente dos políticos e da vontade dos anunciantes o @Verdade passou a ter um preço.

https://www.petromoc.co.mz/Lubrificantes.htmlhttps://www.petromoc.co.mz/Lubrificantes.htmlhttps://www.petromoc.co.mz/Lubrificantes.html
ADVERTISEMENT

Tempestade Chalane deverá chegar a Sofala na madrugada de 4ª feira e progredir por Manica

chalane-meteofrance

O Instituto Nacional de Meteorologia (INAM) informa que às 14 horas desta terça-feira (29) o epicentro da Tempestade Tropical Severa Chalane localizava-se a 400 quilómetros da Cidade da Beira, deslocando-se a uma velocidade de 28 quilómetros por hora e poderá atingir o estágio de Ciclone Tropical de categoria 3 quando o epicentro estiver a menos de 30 quilómetros da capital da Província de Sofala.

De acordo com o INAM o Ciclone Chalane deverá entrar no território nacional pelos distritos de Muanza e Buzi, com ventos de 130 quilómetros por hora e rajadas até 150 quilómetros por hora, na madrugada de quarta-feira (30).

Em comunicado de imprensa o INAM prevê que o epicentro do Ciclone Chalane passará pelo Distrito de Nhamatanda e na tarde de quarta-feira (30) atingirá a província de Manica, entrando pelo Distrito de Gondola, afectando posteriormente os distritos de Macate e Sussudenga, com ventos de 60 a 90 quilómetros por hora, antes de sair de Moçambique, em direcção ao Zimbabwe, na madrugada de quinta-feira (31).

O Instituto de Meteorologia avisa que os efeitos do ciclone serão chuvas acima de 100 milímetros em 6 horas e ventos com rajadas até 150 quilómetros por hora que serão sentidos nos distritos de Muanza, Dondo, Buzi, Machanga, Nhamatanda, Gorongosa, Chibabava e Cidade da Beira (na Província de Sofala); nos distritos Gondola, Macate, Sussundenga, Manica, Vanduzi, Mossurize e Cidade de Chimoio (na Província de Manica).

Há ainda previsão de chuvas acima de 50 milímetros em 6 horas, acompanhadas de trovoadas nos distritos de Inhaminga, Caia, Marromeu, Cheringoma, Chemba e Maringue (na Província de Sofala); nos distritos de Barue, Macossa, Guro e Tambara (na Província de Manica); nos distritos de Chinde, Luabo, Mupeia, Inhassunge, Morrumbala, Milange, Lugela, Mocuba, Nicuadala, Namacurra, Maganja da Costa, Derre e Cidade de Quelimane (na Província da Zambézia); e ainda nos distritos de Govuro, Inhassoro, Vilankulo e Mabote (na Província de Inhambane).

Entretanto o INAM prevê para as províncias de Niassa, Cabo Delgado e Nampula céu muito nublado, trovoadas e aguaceiros ou chuvas fracas a moderadas localmente fortes, vento de noroeste a sueste fraco a moderado soprando, por vezes, com rajadas.

Nas províncias de Gaza e Maputo está previsto céu pouco nublado com períodos de muito nublado no extremo norte das províncias de Gaza, vento de nordeste a leste fraco a moderado soprando, por vezes, com rajadas.

Eis as temperaturas previstas:

Cidade               Máx ºCMín ºC
Maputo3524
Xai-Xai3324
Inhambane3226
Vilankulo3125
Beira3026
Chimoio2621
Tete 3626
Quelimane3325
Nampula2924
Pemba3125
Lichinga2516
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on telegram
Telegram

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

error: Content is protected !!