Para continuarmos  a fazer jornalismo independente dos políticos e da vontade dos anunciantes o @Verdade passou a ter um preço.

Taça do Mundial de Futebol em Maputo

Taça do Mundial de Futebol em Maputo

Eram 19h45 minutos de sábado quando o Boeing FIFA/Coca Cola tocou o solo moçambicano transportando o mais cobiçado troféu do futebol: a Taça do Mundo.

De ouro maciço, de 18 carates, a taça tem 36.8 centímetros e pesa 6,175 gramas, assente numa base que contém duas camadas de malaquite semi-preciosa, e na parte inferior tem gravados os nomes de cada vencedor dos Campeonatos do Mundo FIFA desde 1974.

O Presidente da República, Armando Guebuza, recebeu o troféu nas suas mãos, ainda dentro do avião, exibindo-o de seguida ao povo moçambicano. Guebuza é o único moçambicano a tocar a taça do mundo, pois a FIFA apenas permite que campeões do mundo e chefes de estado ponham as suas mãos no troféu.

VEJA OS VÍDEOS DA CHEGADA DO TROFÉU: 

http://www.youtube.com/watch?v=k24PeYD58-0

http://www.youtube.com/watch?v=topJqDq_Rdo 

Ao dar as boas-vindas, o Presidente Guebuza destacou o valor que o desporto tem na união das pessoas, de países e na união do mundo em torno desta taça. “É um potente instrumento de unidade, é um instrumento que fala e apela constantemente a paz” acrescentou o chefe de estado que ainda parabenizou os moçambicanos, particulamente os desportistas, pois pela primeira vez na nossa história a taça do mundo está em Moçambique.

Depois de agradecer aos patrocinadores e organizadores deste tour o Presidente da República concluiu deixando um pedido à nossa selecção nacional de futebol “…a presença deste troféu aqui mostra que afinal de contas também cabe em Moçambique oxalá sirva de estímulo, para que num ano nós possamos participar num Campeonato Mundial de futebol e que mesmo possamos batalhar para trazermos para Moçambique este grande troféu”.

A taça segue, sob fortes medidas de segurança para a FACIM, onde durante o Domingo estará em exposição para os milhares de fãs que poderão vê-lo e tirar uma foto de recordação.

Vindo do Malawi para Maputo, o troféu viaja ainda para a Swazilândia e para o Lesotho terminando, a 3 de Dezembro, a primeira fase do tour na Cidade do Cabo, na África do Sul, onde no dia 4 realiza-se o sorteio final da Copa do Mundo FIFA 2010.

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Related Posts