Para continuarmos  a fazer jornalismo independente dos políticos e da vontade dos anunciantes o @Verdade passou a ter um preço.

Taça de Moçambique: O torneio do povo ao rubro

É conhecida como a mais popular competição futebolística do país por mexer com todas as equipas de futebol do país. É para já a segunda prova mais importante do desporto moçambicano patente desde o longínquo ano de 1978.

Voltou ao rubro na presente temporada e no pretérito fim-de-semana realizou-se em quase todo país as primeiras, segundas e últimas eliminatórias antes da derradeira e decisiva fase nacional. Contudo, não houve surpresas nos resultados.

Cabo Delgado

Disputou-se a primeira eliminatória. O Ferroviário de Pemba, representante da província no Moçambola, confirmou seu favoritismo no derby local ao vencer a Associação Desportiva de Pemba por expressivos 2 a 0.

O Desportivo de Mueda recebeu e humilhou o Clube de Mocímboa da Praia por 4 a 0. Por sua vez o Desportivo do Ibo transpirou para eliminar o Atlético de Montepuez por 2 a 1 num jogo bem disputado com ambas as equipas a entregarem-se ao jogo para saírem vencedoras.

Na próxima eliminatória, a equipa da Paróquia de Mueda vai defrontar o Ferroviário de Pemba enquanto o Desportivo do Ibo vai medir forças com o clube de Mocímboa da Praia.

Província de Tete

Na província mais quente do país, onde o futebol é algo popular, os favoritos sobreviveram da primeira eliminatória disputada no pretérito fim-de-semana. O Chingale de Tete, a equipa mais popular daquele ponto do país, goleou na sua catedral os académicos do ISPU por eloquentes 6 a 1.

A Unizambeze que antes do confronto mostrou-se apreensiva, também sofreu uma penosa derrota diante do FC da Angónia por 1 a 5. O Desportivo de Tete recebeu e derrotou a equipa das Minas de Moatize por 2 a 0. Quem não quis ficar atrás foi o FC de Moatize que recebeu e derrotou por 3 a 1 a União Desportiva Tomuè.

O HCB nem precisou jogar para passar à outra fase. A sua adversária, Águias de Angónia simplesmente não compareceu ao campo tendo averbado a falta de comparência.

Maputo – Província

Neste ponto do país, o certame que vai já na sua segunda eliminatória, teve surpresas. A equipa de Beleluane, Djuba FC simplesmente ficou pelo caminho ao ser derrota pelo Tumbunuko por 0 a 2.

O Desportivo da Matola seguiu à derradeira fase da Taça naquela província ao derrotar o Porto de Ressano Garcia por 2 a 0.

O Incomáti de Xinavane equipa que milita também no Moçambola, à semelhança do HCB de Songo, não precisou entrar ao campo para seguir à frente. Beneficiou-se da falta de comparência do Liverpool.

Província de Manica

A equipa do Textáfrica de Chimoio jogou contra o Pipeline em jogo da derradeira fase provincial antes de se seguir à fase regional. Contudo, a equipa do Textáfrica confirmou o seu favoritismo ao vencer por 2 a 0.

Província de Gaza

Em Gaza, jogou-se a segunda meia-final entre o Clube de Chibuto e o Clube de Manjacaze.

Depois de na primeira a equipa do momento no panorama do futebol moçambicano ter vencido por 3 a 2, desta vez venceu também pela margem mínima de 1 a 0 seguindo para a fase regional da competição, a segunda mais importante do país.

Maputo – Cidade

Na cidade de Maputo jogou-se a última eliminatória antes da fase regional.

O Maxaquene e o Desportivo protagonizaram o jogo mais aquecido deste certame ao nível da capital do país. Apesar de o embate ter sido equilibrado com as duas equipas a mostrarem o seu potencial, a vitória pendeu para o lado dos tricolores por 1 a 0. O Costa do Sol venceu também pelo escasso resultado de 1 a 0 ao Mahafil.

A estas equipas vencedoras neste fim-de-semana, juntam-se o Ferroviário de Maputo que venceu o Matchedje por 2 a 1, a Liga Muçulmana que goleou a Nova Aliança por 6 a 0 e a equipa das Águias Especiais que eliminaram Beira da Catembe por 2 a 0.

Share on facebook
Facebook
Share on google
Google+
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Related Posts

error: Content is protected !!