Decorreu neste fim-de-semana a fase regional dos oitavos de final da Taça de Moçambique. No sábado a Liga Muçulmana regressou às vitórias goleando a equipa das Águias Especiais que milita na segunda divisão do país por 4 a 0. No dérbi do centro, o Ferroviário de Beira levou de vencida o Têxtil de Púnguè por 3 a 0 e já no domingo, o destaque foi para o Costa de Sol que eliminou o vencedor em título na marcação das grandes penalidades.
A edição 2012 da prova mais popular de Moçambique terá um novo vencedor. Tal decisão foi tomada por via de marcação das grandes penalidades onde, após 120 minutos de nulidade no resultado, o Costa de Sol derrotou por 4 a 2 o Ferroviário de Maputo, o vencedor da edição passada. Numa abordagem geral, foi um jogo muito bem disputado sobretudo no meio campo.
As duas equipas demonstraram primazia nos seus sistemas defensivos pelo que não permitiram durante o tempo regulamentar sofrer qualquer golo. O mesmo não se pode dizer dos trinta minutos de compensação onde o cansaço roubou por completo o espectáculo com a equipa canarinha por sua vez, a puxar o jogo para a marcação das grandes penalidades ao não demonstrar velocidade nas reposições de bola e muito menos interessar-se em jogar ao ataque.
Aliás, a forma como apresentou-se o Costa do Sol no período de compensação revelou-nos já na marcação das grandes penalidades que foi um detalhe muito bem estudado ao longo da semana. Todos os quatro lances foram marcados com classe tendo o Ferroviário falhado dois, primeiro por Tchitcho no terceiro sorteio que viu a bola a ser devolvida pela barra para a seguir Gervásio defender.
Ainda neste domingo, o Maxaquene que foi muito bem acompanhado pelos seus adeptos à vila de Xinavane ficou a meio do caminho nesta competição ao perder por 1 – 0 diante do Incomáti. O golo solitário foi marcado por Clerêncio ainda no decorrer da primeira parte.
Liga sacode crise e regressa às vitórias
No sábado a Liga Muçulmana defrontou a equipa policial das Águias Especiais e saiu vencedora por um resultado expressivo de quatro a zero.
O placar foi inaugurado por Muandro à passagem do 22º minuto. Momentos antes do intervalo ainda sobrou tempo para Telinho fazer o 2 a 0 num jogo onde o futebol ofensivo da Liga Muçulmana fluiu de forma natural. O terceiro apareceu pelos pés de Ítalo numa belíssima colocação ao ângulo 90 da baliza. O quarto e último foi assinado por Aguiar perante a inoperância dos policias que nem sequer tiveram jogadas dignas de registo, valendo-lhes a honra de terem defrontado os bicampeões do país.
Na beira, o eloquente derby terminou com um balde de água fria para a equipa dos fabris da manga. O Ferroviário de Beira vingou-se do resultado do último derby (2 – 1) e goleou o Têxtil de Púnguè três a zero com golos de Maninho, Mário e Paito.
Agora, a prova vai ao sorteio para os quartos de final sendo desta vez para a fase nacional ou seja, todas as equipas que venceram poderão defrontar-se mas com a excepção do Ferroviário de Pemba que ainda tem pela frente o Mandimba FC.
Quadro de resultados completos:
Zona Sul
Liga Muçulmana 4 – 0 Águias Especiais
Incomáti 1 – 0 Maxaquene
Ferroviário de Maputo 2 – 4 Costa de Sol (penalidades)
AD Maxixe 0 – 1 Clube de Chibuto
Zona Centro
Ferroviário de Quelimane 1 – 0 Chingale de Tete
Textáfrica de Chimoio 0 – 1 HCB de Songo
Ferroviário da Beira 3 – 0 Têxtil de Púnguè
Zona Norte
Ferroviário de Nampula 4 – 5 Ferroviário da Pemba (penalidades)
Mandimba FC 1 – 0 Benfica de Moma